Agência FAPESP – A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado em Fisiologia. As inscrições encerram em 5 de setembro.
O bolsista desenvolverá pesquisa no âmbito do Projeto Temático “”, apoiado pela FAPESP.
O candidato deverá ter prévia experiência em implantação de transmissor (DSI The PhysioTel PA series transmitter) em camundongos e registro de pressão arterial por meio de telemetria (Data Sciences International).
Deverá também ter experiência em análise de variáveis cardiocirculatórias no domínio de tempo e da frequência (análise espectral) e também capacidade na utilização de métodos não lineares (entropia amostral, entropia multiescala e DFA) para avaliação da variabilidade cardiocirculatória, além de experiência prévia em estudos com camundongos acordados.
O bolsista selecionado realizará cirurgia no camundongo para implantação de sonda para registro de pressão arterial por meio da telemetria e ligadura da artéria coronária para indução de insuficiência cardíaca após o infarto do miocárdio.
Realizará, ainda, estudo de variabilidade cardiovascular (pressão arterial e frequência cardíaca) no domínio do tempo e da frequência (análise espectral) e também por meio da aplicação de métodos não lineares (entropia amostral, entropia multiescala e DFA); estudo da sensibilidade espontânea do barorreflexo, por meio do método da sequência; e técnicas de genotipagem, expressão de RNAm e de proteína.
A oportunidade está publicada em .
Os interessados deverão encaminhar cartas de apresentação de três pesquisadores, explanação sobre sua motivação para a posição e curriculum vitae atualizado para o pesquisador principal do projeto, Hélio Cesar Salgado, no endereço [email protected].
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .