Está aberto até o dia 9 de março o período de inscrições no processo seletivo de bolsista de pós-doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados (PPGPVBA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para participar da seleção os candidatos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que sejam portadores de visto temporário e não tenham vínculo empregatício, devem ter graduação na área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Química ou outro curso cuja temática de formação seja condizente com a temática abordada no PPGPVBA.
O PPGPVBA é composto por duas Linhas de Pesquisa: Produção Vegetal e Biotecnologia, cujo objetivo é o estudo e o desenvolvimento de sistemas agrícolas mais eficientes e produtivos, com o emprego de ferramentas biotecnológicas e convencionais, visando o fortalecimento das cadeias produtivas e a consolidação do agronegócio brasileiro; e Bioprocessos Associados à Agricultura e Indústria, na qual se estudam processos biológicos que influenciam a produção vegetal nos contextos do solo, planta e microorganismos, assim como aqueles relacionados à transformação da matéria-prima, com ênfase nos microorganismos atuantes, na otimização das condições de cultura, na avaliação dos metabólitos produzidos e na qualidade do produto com base em suas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.
Os candidatos a bolsista devem possuir título de doutor obtido em curso avaliado pela CAPES e reconhecido pelo Ministério da Educação, além de disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em casos de diplomas obtidos em instituições estrangeiras o documento será analisado pelo Programa de Pós-Graduação. Estudantes de outros países deverão apresentar currículo com histórico de depósito de patentes, publicações de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e prêmios de mérito acadêmico referentes aos últimos três anos.
A duração da bolsa será de 12 meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite máximo de 60 meses, a critério da CAPES e do Conselho do PPGPVBA, exceto nos casos de docentes ou pesquisadores no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, cuja duração máxima é de doze meses.
Os interessados devem se inscrever enviando a ficha de inscrição disponível no Edital, publicado em , e a documentação indicada no mesmo documento para o email [email protected]. A tabela de pontuação dos critérios do processo seletivo, assim como outras informações, também estão disponíveis. A lista de candidatos inscritos e deferidos será divulgada até o dia 13 de março de 2015. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3543-2676.