Agência FAPESP – O Centro Mackenzie de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanomateriais (MackGraphe), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem oportunidades de bolsa de pós-doutorado para pesquisa nas áreas de plasmônica em grafeno e guias de onda para aplicações fotônicas de grafeno.
O MackGraphe tem o objetivo de desenvolver pesquisa de nível mundial em nanomateriais e grafeno, uma das formas cristalinas do carbono, como o diamante, a grafite e os nanotubos de carbono. O trabalho envolve engenharia aplicada, com foco em dispositivos fotônicos, optoeletrônicos e plasmônicos.
As pesquisas são realizadas em parceria com o Graphene Research Centre da National University of Singapore (GC-NUS), em Cingapura, no âmbito do São Paulo Excellence Chair (SPEC), modalidade de apoio da FAPESP cujo objetivo é proporcionar a vinda de pesquisadores de primeira linha, do exterior, para criar núcleos de pesquisa em universidades paulistas.
As bolsas de pós-doutorado serão destinadas a pesquisadores dedicados ao projeto “”, em dois campos de atuação distintos.
Uma das bolsas é para atuação na pesquisa “Plasmônica em Grafeno: síntese, caracterização e ordenação de nanoestruturas metálicas sobre grafeno”. O bolsista deverá dominar técnicas de síntese química de nanopartículas metálicas e de processamento de grafeno, assim como métodos computacionais e experimentais de caracterização dessas estruturas.
Dessa forma, são desejáveis conhecimentos prévios de plasmônica, síntese química, litografia e espectroscopia. Mais informações em .
A outra bolsa é para a pesquisa “Guias de onda ópticos acoplados a grafeno: design, fabricação e caracterização”. Espera-se que o pesquisador tenha conhecimentos prévios de guias de onda – no visível, infravermelho próximo e infravermelho médio –, microfabricação, simulação numérica e óptica não-linear. Mais informações em .
Interessados deverão encaminhar pelo e-mail [email protected], até 20 de março, os seguintes documentos: currículo profissional, incluindo lista de publicações; carta indicando o nome do projeto de bolsa para o qual quer se candidatar e explicitando os motivos de interesse; e nomes e contatos de dois doutores capazes de elaborar carta de recomendação.
Os selecionados receberão bolsa de pós-doutorado da FAPESP, no valor de R$ 6.143,40 mensais, e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de cobrir despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio instalação. Mais informações sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP estão disponíveis em .
Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão na página FAPESP-Oportunidades:.