Agência FAPESP – Os programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) estão com inscrições abertas até o dia 19 de junho para seus processos seletivos.
Os programas têm como objetivo formar profissionais com qualificação técnico-científica que possam exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Biotecnologia aplicada às áreas da Medicina Regenerativa e Química Medicinal, nos âmbitos de graduação e pós-graduação.
Informações sobre a taxa de inscrição e sobre taxas e bolsas de estudos do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (16) 3301-7348.
Mais informações e inscrições: / .
—-
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal, em nível de Mestrado, com duração de 24 meses, tem como objetivo formar profissionais com qualificação técnico-científica que permita, primordialmente, exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Biotecnologia aplicada às áreas da Medicina Regenerativa e Química Medicinal, em nível de graduação e pós-graduação. Tais segmentos constituem destaques no desenvolvimento na área da Medicina e Saúde em âmbito nacional e internacional. Como consequência das estratégias implementadas na estrutura curricular, o egresso deste programa estará apto a planejar e executar pesquisas que resultem também na concepção, desenvolvimento e produção de novos insumos biotecnológicos, viabilizando sua inserção no setor produtivo industrial na área de Biotecnologia em Medicina e Saúde e contribuindo também com o desenvolvimento socioeconômico do país.
O Programa de Pós-graduação, considerando o perfil específico previsto de formação dos seus Mestres e o cenário educacional e industrial de Araraquara (micro e macrorregião) vem se somar às estratégias do Governo do Estado de São Paulo e contribuir com o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico regional e nacional. Com o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos do Centro Universitário de Araraquara (NBIDP-Bio/UNIARA), sediado no Parque Ecotecnológico Damha, em São Carlos, o NBIDP-Bio objetiva desenvolver projetos de produtos biotecnológicos inovadores na área de Medicina e Saúde, promover a articulação de parcerias empreendedoras, garantir os direitos de propriedade intelectual e a transferência de tecnologia, potencializar a produção técnica, científica e tecnológica e aprimorar a capacitação e competência na área de biotecnologia em Medicina e Saúde. As atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa (QUIMMERA/CNPq/UNIARA), desde 2008, se enquadram no escopo específico de P&D de empresas de biociências e biotecnologia, considerando o desenvolvimento de técnicas inovadoras aplicadas à Medicina Regenerativa e Química Medicinal. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo QUIMMERA resultam de uma abordagem multi e interdisciplinar, considerando sua abrangência. As linhas de pesquisa do Grupo QUIMMERA, que subsidiam o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal, além de atender a demanda dos graduados da própria instituição, também se disponibiliza aos graduados das diversas IESs público-privadas da micro e macrorregião, proporcionando oportunidade de capacitação técnico-científica qualificada para o suprimento das necessidades de recursos humanos voltados ao setor de Biotecnologia em Medicina e Saúde.