Em agosto de 2015, dez dos 14 locais pesquisados registraram queda na produção industrial, em comparação a julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recuos mais intensos foram registrados no Pará (-4%), Goiás (-3,2%) e Rio Grande do Sul (-2,8%), acima da média nacional. Em agosto, a produção industrial nacional recuou, em média, 1,2% em relação ao mês imediatamente anterior, segundo pesquisa do IBGE.
Amazonas (-2,2%), Pernambuco (-2,2%), Espírito Santo (-1,9%), São Paulo (-1,7%) e Paraná (-1,3%) também apontaram recuos mais intensos do que a média nacional, enquanto Bahia (-1%) e região Nordeste (-0,6%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em agosto de 2015.
Em contraste, Ceará – com expansão industrial de 3,5% – mostrou o avanço mais elevado, recuperando parte do recuo de 4,5% observado no mês anterior. Os demais resultados positivos foram registrados por Santa Catarina (1,1%), Minas Gerais (0,9%) e Rio de Janeiro (0,2%).
Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: José Romildo
—
A Empresa Brasil de Comunicação é uma instituição da democracia brasileira: pública, inclusiva e cidadã. Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, é gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio – composto por oito emissoras. Estes, por sua independência editorial, distinguem-se dos canais estatais ou governamentais, com conteúdos diferenciados e complementares aos canais privados. Os veículos da EBC têm autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdos.