Lançado em julho do ano passado, o Programa Brasil de Todas as Telas – uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a EBC – oferece linha de crédito de R$ 60 milhões destinada à produção de conteúdos para TVs públicas do país de cunho educativo e com foco no cidadão. As aos editais vão até 27 de abril.
Desde que o programa foi lançado, a Ancine e a EBC já promoveram cerca de 40 encontros regionais com produtores independentes. De acordo com o superintendente regional Sudeste 11 da EBC, Marco Antonio Tavares Coelho Filho, essas reuniões servem para que os profissionais da área compreendam o formato do Programa Brasil Todas as Telas.
“Estamos fazendo um esclarecimento acerca dos editais. Porque os editais dessa linha são diferentes do que os produtores estão acostumados. O chamamento público desse programa, por exemplo, não exige contrapartida, determina o tema dos produtos. Então, eles [produtores] têm dúvidas e, por isso, organizamos essa série de encontros regionais para explicar mais especificamente os detalhes”, disse Tavares Coelho.
O Programa Brasil de Todas as Telas é financiado com recursos da linha de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e oferecerá cinco editais, com R$ 12 milhões para cada uma das regiões do país, com estimativa de produção de 260 horas de programação.
Da Agência Brasil
Edição: Denise Griesinger