A Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp oferece aos profissionais e futuros profissionais das áreas editorial, livreira e de bibliotecas oportunidades de aperfeiçoar-se, introduzir-se ou progredir em seu campo de trabalho. Os cursos de maio são:
A norma e o uso da língua: o perigo de um simples “medo de errar” –
maio 2015
Carga Horária: 12 horas
Data: 05 a 08 de maio de 2015
Horário: 18h30 as 21h30
Inscrições até: 05/05/2015 ou enquanto houver vaga.
Objetivos: 1. O cuidado com a boa linguagem e suas decorrências.
1.2 A noção do uso linguístico como instrumento de boa visibilidade social aliando-se à desejável meta de obtenção de um registro de linguagem que seja bem avaliado.
1.3 A legitimidade do desejo de um bom desempenho linguístico aliando-se à conveniente preocupação com o modo de fazer uma real boa linguagem.
2. O cuidado com a boa linguagem e seus perigos.
2.1 A real existência de uma “norma” linguística entre as outras normas sociais opondo-se à falsa ideia de que há legítimos impositores e comerciantes de normas corretas.
2.2 A legítima meta de falar e escrever bem (e socialmente bem) opondo-se às armadilhas de uma imposição de padrões divorciados da vida da língua e que só farão bloquear o fazer da linguagem.
3. O cuidado com a boa linguagem e seus instrumentos.
3.1 A necessidade de uma exposição consentida e intensa às manifestações da boa linguagem, colhendo delas as significações e os efeitos que nos dirão o que é uma boa linguagem.
3.2 A necessidade de uma lida com a linguagem que represente vivência, o que nos dirá de sua adequação à situação, de suas motivações e de seus propósitos, aí entrando a incorporação da legítima norma (do que é “normal”, em uma determinada situação).
3.3 A necessidade da compreensão de que normas avulsas e lições distanciadas da vivência do uso só farão bloquear o bom fazer da linguagem, matando a espontaneidade e a criatividade, o que representa matar a própria linguagem.
Como montar e manter uma pequena editora –
maio 2015
Carga Horária: 8 horas
Data: 11 a 12 de maio de 2015
Horário: 18h as 22h
Inscrições até: 11/05/2015 ou enquanto houver vaga.
Objetivos: A partir de análise da experiência de algumas pequenas editoras com papel destacado no mercado editorial brasileiro e internacional, caracterizar e listar os cuidados para a montagem e a manutenção de uma pequena editora.
Discutir as razões de ser uma pequena editora e seu papel dentro do mercado editorial, analisando as oportunidades e as dificuldades de seu funcionamento.
Avaliar os resultados e discutir as tendências.
Pesquisa iconográfica: como trabalhar com imagens na produção editorial –
maio 2015
Carga Horária: 12 horas
Data: 18 a 21 de maio de 2015
Horário: 18h30 as 21h30
Inscrições até: 18/05/2015 ou enquanto houver vaga.
Objetivos: Proporcionar aos participantes os conhecimentos básicos para busca das imagens apropriadas para cada tipo de publicação, sem riscos decorrentes do desconhecimento da lei de direitos autorais e de imagem.
Curso prático de Direito Autoral: uma introdução – Formação a Distância –
maio/junho 2015
Carga Horária: 15 horas
Data: 20 de maio a 17 de junho de 2015
Inscrições até: 20/05/2015 ou enquanto houver vaga.
Objetivos: Curso dinâmico para conhecimento do direito autoral. Um passeio pela Lei nº 9.610/98 de forma a apresentar os direitos dos criadores e os deveres de todos aqueles que, por qualquer forma, se utilizam das obras literárias, artísticas e científicas.
Divulgação escolar: O desafio de destacar-se em um ambiente amplo e altamente competitivo –
maio 2015
Carga Horária: 9 horas
Data: 26 a 28 de maio de 2015
Horário: 18h30 as 21h30
Inscrições até: 26/05/2015 ou enquanto houver vaga.
Objetivos: Apresentar uma visão panorâmica da atuação comercial em escolas privadas e públicas e sua evolução nos últimos anos, saindo de divulgação para vendas consultivas. Apresentar cases de segmentação e planos de ação nas diferentes linhas do negócio editorial na Educação Básica – Didáticos, Sistemas de Ensino, Literatura e Materiais complementares. Desenvolver conceitos que auxiliem profissionais do mercado editorial a elaborar modelos estratégicos próprios de divulgação escolar que melhor se adequem à sua realidade e porte. Alinhar expectativas de vendas com foco do cliente no que tange às soluções impressas, digitais e do convívio das duas mídias para os próximos anos nas escolas brasileiras, públicas e privadas.
Informações e inscrições
Universidade do Livro
Tel: (11) 3242 9555
Fax: (11) 3242 9613
[email protected]
Praça da Sé, 108 – Centro – São Paulo – SP
CEP: 01001-900
……………………………………………………………………………………..
Unesp – Universidade Estadual Paulista