Doenças de outono: a diminuição da temperatura típica do outono costuma provocar algumas doenças, entre elas as rinossinusites, otites, gripes e resfriados, além de problemas respiratórios, como asma, bronquite e pneumonia. Crianças e pessoas com mais de 60 anos compõem a faixa etária com maior risco.
A combinação de temperaturas baixas, ambiente fechado devido ao frio e a pouca umidade do ar propicia maior concentração de poluentes na atmosfera, o que se torna um terreno fértil para a propagação das doenças.
Todas estas doenças, mesmo em sua forma mais leve, podem trazer transtornos que vão desde simples obstrução nasal até dor, febre e mal estar geral. O alerta é do Hospital Geral de Pirajussara, unidade da Secretaria da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
Como se proteger
A principal recomendação para prevenir as doenças típicas do outono é manter boa alimentação e beber bastante líquido. Quanto mais saudável e hidratada a pessoa estiver, menor a chance de adoecer. Outra dica é evitar lugares mal ventilados, com grande aglomeração de pessoas.
Tratamento
É preciso estar atento também ao tratamento adequado, uma vez que a automedicação nunca é recomendável – pode até agravar o problema ou gerar outra doença. É recomendável procurar avaliação médica, principalmente para a faixa etária de risco, como crianças abaixo de seis meses de idade e idosos.
Do Portal do Governo do Estado