A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho!”) registrou o maior índice de inscrições da sua história para o Vestibular 2016: um total de 103.677 candidatos.
Realizado desde 1980 pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), a oferta este ano é de 7.355 vagas em 176 opções de cursos, distribuídas em unidades localizadas em 23 cidades.
Alunos vindos de escola pública e/ou de baixa renda
Em 2015, cerca de 3.300 alunos egressos de escolas públicas ingressaram na Unesp.
No Vestibular 2016, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 35% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, proporção essa que deve chegar a 50% até o Vestibular 2018.
Atualmente, vários cursos da Unesp já tem 50% ou mais de seus alunos vindos da escola pública, mas o SRVEBP garante que isso se dê em todos os cursos de graduação que a universidade oferece.
Os alunos ingressantes vindos de escolas públicas e/ou de baixa renda podem contar com programas de apoio à permanência estudantil como moradia e bolsas de auxílio manutenção.
Além disso, estudantes de escolas da Secretaria da Educação com as melhores classificações, que se inscrevem para o exame mediante a senha retirada em suas escolas, recebem bolsas válidas para o período do curso escolhido.
Do Portal do Governo do Estado SP