O processo seletivo das Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) recebe inscrições até as 15h desta quarta-feira (11). Os interessados em ingressar no primeiro semestre de 2016 devem se inscrever exclusivamente no .
São oferecidas 15.565 vagas, número que inclui duas mil vagas para a modalidade a distância, distribuídas entre os 72 cursos gratuitos de tecnologia. Para concorrer, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.
Inscrições
É necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 75 (em dinheiro), em qualquer agência bancária. Quem pediu isenção e redução da taxa de inscrição poderá conferir o resultado da solicitação no site do Vestibular antes de fazer sua inscrição.
No ato da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na , no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.
Novidades
A futura Fatec de Itatiba passa a integrar o processo seletivo, oferecendo 40 vagas, à noite, para o curso superior de tecnologia de Gestão da Produção Industrial.
A Fatec Guaratinguetá vai aumentar o número de vagas oferecidas em Gestão Comercial (40 vagas à tarde/noite).
Duas Fatecs vão implantar novas turmas em cursos já existentes: Fatec Mauá – Informática para Negócios (40 vagas de manhã) e Fatec Tatuapé – Transporte Terrestre (40 vagas de manhã).
O curso de Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, oferecido pela Fatec São Paulo, na capital, passa a se chamar Microeletrônica.
Condições especiais
O candidato com deficiências, que precise de condições especiais para fazer a prova, deve mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico, emitido por especialista, até as 15 horas do dia 11 de novembro.
Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.
É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível no para download gratuito.
Do Portal do Governo do Estado SP