Estão abertas as inscrições para o Programa Fomento ao Cinema Paulista do Governo do Estado. Serão distribuídos prêmios de R$ 750 mil cada para cinco filmes longas-metragens de ficção e animação, e mais R$ 375 mil cada para mais dois projetos do gênero documentário.
O programa já apoiou filmes como “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, escolhido para representar o Brasil na categoria de “melhor filme estrangeiro” no Oscar 2017, “Que horas ela volta”, de Ana Muylaert, premiado no Festival de Sundance e que representou o Brasil no Oscar de 2016, o documentário Homem Comum, de Carlos Neder, entre outras produções.
O Programa Fomento ao Cinema Paulista é desenvolvido na forma de edital e utiliza recursos das empresas estatais, via Lei Rouanet e Lei do Audiovisual. Cabe à a organização do processo seletivo para escolha dos projetos que receberão o patrocínio. Segundo o secretário da Cultura, José Roberto Sadek, o programa é o primeiro passo para projetos de longa-metragem, pois abre as portas para recursos vindos de outras fontes como o Fundo Setorial do Audiovisual e co-produções internacionais.
As inscrições vão até 16 de dezembro. Acesse o edital.
Do Portal do Governo do Estado SP