O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou que colocará à disposição de seus países mutuários uma variedade de recursos financeiros e técnicos para apoiar medidas de controle e prevenção do vírus Zika.
No total, o BID poderá reorientar até US$ 180 milhões em recursos a pedido dos países que disponham de operações já aprovadas. Estes recursos poderão apoiar os esforços no controle do principal vetor de transmissão da enfermidade, o mosquito Aedes Aegypti, e outras medidas de saúde pública.
“O Zika representa uma ameaça importante para muitos de nossos países, mas estou seguro de que com decisão e perseverança, poderemos superá-la”, disse Luis Alberto Moreno, presidente do BID. “Queremos oferecer a maior flexibilidade possível aos governos que já estão colocando planos em prática para combater o vírus.”
Até 2015 a população da América Latina e Caribe não havia sido exposta ao Zika e, portanto, carece de imunidade, o que facilita a expansão do vírus. Ainda não existe uma vacina contra a doença e suas potenciais complicações.
Atualmente, as operações do Banco apoiam medidas como:
Melhora da capacidade de diagnóstico e de vigilância contra doenças contagiosas.
Abastecimento de insumos e equipes para o fortalecimento da capacidade de resposta dos serviços de sáude.
Fornecimento de materiais de prevenção a mulheres em idade fértil e grávidas para reduzir o risco de exposição.
Medidas ambientais preventivas, como a eliminação de vetores por meio de saneamento ambiental (manejo de repositórios de água, eliminação de criadouros, controle de pragas, tratamento de resíduos sólidos).
Apoio a campanhas de informação e comunicação para a mudança de comportamentos.
Além disso, o BID está organizando junto à Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI) uma reunião de especialistas dos ministérios de saúde e os institutos nacionais de saúde pública da região. Esta reunião, que será realizada no início de abril, coordenará o intercâmbio de conhecimentos acerca da pesquisa e diagnóstico do Zika, assim como compartilhará a eficácia das ações preventivas e de controle nacionais e internacionais contra o vírus.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.