Segundo a Fundação do Câncer, mais de 500 mil pessoas por ano no Brasil descobrem que têm algum tipo de tumor. Neste sentido, a produção científica em busca de soluções tem se mostrado cada vez mais importante. Propor uma alternativa útil e eficaz é o objetivo do estudo “In vitro evaluation of the cytogenotoxic potential of Ruthenium (II) SCAR complexes: a promising class of antituberculosis agents”, desenvolvido pelo pesquisador Rone Aparecido De Grandis, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Dentro do estudo, obtivemos resultados altamente relevantes sobre a ação antitumoral de complexos de rutênio, com atividades quase 100 vezes maiores do que fármacos utilizados nos tratamentos anticâncer, como a cisplatina [referência no tratamento da doença]. Além disso, destacamos a importância da avaliação do perfil de segurança de novos fármacos, por meio de testes recomendados internacionalmente”, explica o cientista.
Para avaliar o efeito antitumoral dos complexos, foram realizados testes frente a diversas linhagens celulares tumorais, como mama, próstata, intestino, fígado e colo uterino. Para o especialista, “os resultados são bastante expressivos, quando comparados com outros descritos na literatura até o momento”. De Grandis pretende dar continuidade às pesquisas: “no doutorado, vou elucidar melhor o mecanismo de ação destes complexos por meio da avaliação da instabilidade genômica em esferóides multicelulares tumorais. Os estudos sobre a caracterização biológica desses complexos se tornam importantes para que se possa definir o real potencial clínico”.
Para o desenvolvimento da dissertação, Rone De Grandis precisou buscar várias referências sobre o tema na literatura acadêmico-científica. “O Portal de Periódicos da Capes foi uma importante fonte de consultas a artigos e dissertações. Como a grande maioria da informação científica é encontrada em meio digital, a consulta ao Portal foi recorrente durante minha pesquisa”, detalha. Segundo ele, “o acesso ao acervo do Portal de Periódicos permite não só a atualização, mas também o aumento da produção científica no Brasil e seu crescimento no panorama internacional”.
Mestre em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, De Grandis descreve que recebeu apoio da Capes durante seu mestrado, com bolsa de estudos e auxílios financeiros para participação em congressos. “ A presença em eventos científicos foi muito importante para a divulgação do meu trabalho e para a troca de informações com outros grupos”, diz o pesquisador. Em 2014, Rone recebeu o prê mio de melhor trabalho da área de mutagênese, apresentado no “60º Congresso Brasileiro de Genética” (Guarujá/SP) e, em 2015, o prê mio “Newton Freire-Maia” de melhor apresentação o ral , pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR) .
De Grandis teve sua análise publicada pelo periódico Mutation Research – Genetic Toxicology and Environmental Mutagenesis. Além disso, segundo o autor, outro paper acaba de ser submetido ao Journal of Inorganic Biochemistry.
Os dois títulos estão disponíveis para os usuários do Portal de Periódicos, por meio da opção “Buscar periódico” no Portal de Periódicos da Capes. A dissertação completa também pode ser encontrada no Repositório Institucional da Unesp.
O estudo contou com a participação de Flávia Aparecida Resende (Dep. de Ciências Biológicas e da Saúde – UNIARA), Monize Martins da Silva (Dep. de Química – UFSCar), Fernando Rogério Pavan (Dep. de Ciências Biológicas – Unesp), Alzir Azevedo Batista (Dep. de Química – UFSCar) e Eliana Aparecida Varanda (Dep. de Ciências Biológicas – Unesp).