Agência FAPESP – O Programa – O Instituto Virtual da Biodiversidade convida alunos de pós-graduação, de qualquer instituição paulista de ensino superior e/ou pesquisa, a apresentar propostas de Modelo de Negócio em Biodiversidade, no âmbito do concurso BIOTA Empreendedorismo.
As propostas devem estar baseadas em pesquisa dentro da grande área temática que abrange a caracterização biológica e química, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade brasileira. As inscrições encerram em 22 de abril.
O objetivo do concurso é fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento de negócios que utilizem a biodiversidade brasileira, além de treinar pesquisadores no desenvolvimento e apresentação de modelos de negócios baseados nos resultados de pesquisa ou em uma invenção criativa.
Serão aceitas inscrições individuais ou de equipes com, no máximo, cinco componentes.
Na fase 1, projetos serão avaliados pela coordenação do Programa BIOTA FAPESP e, na fase 2, serão revisados por assessoresad hoc quanto ao mérito. As equipes que passarem à fase 2 participarão, obrigatoriamente, de evento de mentoria e treinamento (Pitch) organizado pela coordenação do BIOTA em parceria com as agências de inovação das três universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp).
Os 10 primeiros projetos classificados passarão à fase 3, que prevê apresentação pública da proposta (Pitch) de 10 minutos para uma bancada formada por membro da coordenação do BIOTA e quatro especialistas nas áreas de empreendedorismo, incubadora, aceleradoras e investidores. Os primeiros classificados nas categorias mestrado e doutorado serão contemplados com um prêmio de R$ 5 mil; os segundos classificados receberão R$ 2.500.
A inscrição será feita exclusivamente em forma eletrônica no endereço .
Mais informações e instruções sobre a forma de apresentação dos modelos de negócios estão disponíveis no endereço.