Durante as férias de janeiro, os horários das refeições das crianças costumam ser alterados para dar espaço à diversão. Mas mesmo com a programação mais flexível e sem hora marcada, o cuidado com a alimentação não pode falhar. Afinal, as crianças precisam de muita energia para brincar e aproveitar as férias escolares.
A nutricionista Lara Natacci, do Programa Meu Prato Saudável, afirma que é importante manter os horários para as refeições e lanches das crianças. A alimentação deve ter um bom fracionamento, como, por exemplo, três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários, para não comprometer o metabolismo e garantir uma digestão adequada.
Cuidado com os excessos de doces, refrigerantes e guloseimas. Esses alimentos podem ser consumidos, desde que com moderação e sem substituir os que são ricos em nutrientes. Outra dica importante é o incentivo de atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico. Veja outras dicas para manter uma alimentação saudável durante as férias:
– Mantenha o consumo de alimentos saudáveis;
– Mantenha horários para refeições e lanches;
– Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico;
– Controle o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;
– Evite o excesso de doces, refrigerantes e guloseimas;
– Mantenha uma boa oferta de líquidos para a criança;
– Evite usar sobremesas e doces como uma compensação por ter comido direito;
– Envolva a criança no planejamento, compra e preparo dos alimentos;
– Sente à mesa junto com a criança e coma com ela a mesma comida.
Do Portal do Governo do Estado SP