Nos meses de férias, segundo levantamento do Poupatempo, aumentam as solicitações de 2ª vias de documentos. Isso porque é maior o número de casos de extravio e furto de RGs nesse período.
Segundo a superintendência do Poupatempo, o problema também é comum em outros feriados, quando muitas pessoas relaxam nos cuidados e acabam perdendo documentos, o que eleva o número de pedidos de segunda via nos dias seguintes.
Balanço
Ano passado, mais de 3,4 milhões de pessoas pediram segunda via do RG em todos os postos do Poupatempo. Este ano, o número já supera 2,9 milhões de solicitações. Desde 1997, quando foi criado o programa, os paulistas já tiraram 34 milhões de segundas vias do RG e mais de 24,5 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Do Portal do Governo do Estado SP
—
O Poupatempo alerta os cidadãos que estão programando viagem no período das festas e férias de verão para os cuidados que devem ser tomados em relação aos documentos. Para evitar problemas e correria de última hora, convém cuidar do assunto com antecedência, pois a procura aumenta nesta época do ano.
Para quem tem viagem marcada, o Poupatempo lembra que o prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.
Quem vai viajar para países do Mercosul precisa conferir a Carteira de Identidade. Os brasileiros podem entrar nesses países com o RG, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. Muitas empresas aéreas já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.
Como o número de pessoas que procuram o Poupatempo cresce nos meses de férias, convém providenciar os documentos o quanto antes para evitar correria de última hora. Para evitar filas de espera, o Poupatempo atende apenas com horários agendados.
A melhor forma de agendar um horário no Poupatempo é com o aplicativo ‘SP Serviços’. Basta baixar o aplicativo no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido. Também é possível agendar pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou 0 + código da operadora + 11 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora).
O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h. Os horários de atendimento dos 72 postos de atendimento no Estado de São Paulo podem ser conferidos no portal ou no aplicativo ‘SP Serviços’.