A década de 1970 foi um período bastante rico e diversificado para a música popular brasileira. Do ponto de vista político, o recrudescimento do regime militar após a promulgação do AI-5 foi responsável, num primeiro momento, pelo exílio de diversos músicos, causando uma sensação de “vazio cultural”, conforme expresso por alguns autores que estudaram o período. Além disso, os músicos que ali produziam – tanto os que permaneceram no país quanto os que retornaram após um período de exílio – tiveram que lidar com as imposições da censura prévia, desenvolvendo estratégias para “driblar” os censores. Assim, surgiu um repertório recheado de metáforas e alegorias, cuja compreensão nos dias de hoje demanda um processo de “decodificação”.
Diante dessa produção, os professores Adelcio Camilo Machado e Thais dos Guimarães Alvim Nunes, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ofertarão o curso de atualização, no âmbito da extensão, intitulado “A Música Popular Brasileira dos anos 1970: Uma abordagem prática e histórico-analítica”.
O curso é um espaço para se poder conhecer esse repertório e refletir sobre ele e suas conexões com o momento histórico, bem como desenvolver competências musicais para interpretá-lo. É uma oportunidade para as comunidades interna e externa à UFSCar terem um contato reflexivo e prático-interpretativo da música popular brasileira deste período.
O curso tem início no dia 8 de março, com duração de 16 semanas, e ocorrerá no Teatro de Bolso, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Os interessados podem se inscrever pelo email [email protected], pelo qual também é possível obter outras informações.