Agência FAPESP – A empresa de biotecnologia BR3 foi a vencedora na categoria Operacional do Oitavo Concurso Acelera Startup, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), graças ao inseticida biológico Dengue Tech. O produto elimina as larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, Zika e chikungunya. À base de microrganismos inócuos para as pessoas, custa R$ 1 por ponto tratado por mês e é eficaz por 60 dias. Rodrigo Perez, diretor da BR3, explicou que a tecnologia foi desenvolvida pela Fiocruz e licenciada para a BR3, de acordo com a Assessoria de Jornalismo Institucional da Fiesp.
A outra vencedora na categoria Pré-operacional foi a Horvath, que confecciona camisas que não se sujam nem ficam amarrotadas. O tecido usado não absorve líquidos. O teste foi feito na hora do concurso em uma camisa, derramando suco sobre o tecido. O líquido não foi absorvido e não deixou mancha ao ser retirado com uma toalha.
A oitava edição do Concurso Acelera Startup contabilizou 4.500 projetos inscritos. Além dos dois vencedores, foram classificadas para a etapa final do Concurso Acelera Startup as empresas:
- Nearbee, plataforma de segurança para ser usada em situações de emergência.
- Deshtec, rede de comunicação sem fio multisserviços, para aplicação em Internet das Coisas, cidades inteligentes e telemetria industrial m2m. Desenvolveram hardware, software e firmware.
- Cosmético Já, centro para emagrecer, reeducar em termos alimentares e realizar correções por meio de procedimentos estéticos.
- Manicura Express. Utiliza técnica sem objetos cortantes e dois produtos de fabricação própria para cuidar das mãos.
- Nexoos, plataforma de empréstimos peer to peer para pequenas e médias empresas. O conceito é crowdfunding de empréstimos.
- Dataholics capta e estrutura milhões de dados de pessoas em redes sociais como Facebook e Linkedin, além de informações de fontes públicas da web.
- Leia.me, plataforma desenvolvida para apresentar novos escritores.
- Sustentare. Desenvolve o How to Lab, método inovador para controle de qualidade.
- Leilão de Prêmios, ferramenta de marketing e publicidade baseada no conceito de gamificação, para pequenas e médias empresas.