Novela “A Terra Prometida” resumo 19/07: Samara percebe que Aruna se afastou e resolve segui-la. A vilã impede que Aruna vá atrás dos espiões. Samara percebe que Josué pode se zangar com Aruna e decide deixar a moça partir. Aruna segue com Zaqueu na busca por Melquias e Salmon, cada um por um caminho. Os dois espiões hebreus começam a remar para atravessar o rio Jordão. Cavalgando, Zaqueu segue na busca. Também a cavalo, Aruna procura pelos espias. Samara avisa que Aruna foi atrás dos espiões. Josué se espanta.
No capitulo 011(*), novela “A Terra Prometida”, terça-feira, 19 de julho – Jéssica se desespera ao descobrir que os espiões podem ser mortos assim que pisarem em Jericó. Acsa tenta acalmar Lila. Zaqueu atravessa o Jordão em busca de Melquias e Salmon. Trancafiados na masmorra do palácio, Zuma e Muralha conversam sobre o passado. O guerreiro núbio afirma que já foi um rei. Eles falam da hipótese de um dia atacar Marek. Samara avisa que Aruna foi atrás dos espiões. Josué se espanta. Calebe diz que a moça desrespeitou uma ordem do líder dos hebreus. Em conversa com Liora, Raabe diz ter esperança em viver em um lugar melhor. Na entrada do palácio, Tibar avisa aos soldados sobre a possível chegada de espiões hebreus. Ao terminar de se disfarçar, Salmon se abre com Melquias e diz que Jéssica rompeu o noivado. Zaqueu cavalga em direção aos espiões. Salmon e Melquias avistam uma caravana de mercadores e decidem se juntar ao grupo.
Acã volta a afirmar que Elói deve ter delatado a missão. Josué se mostra confiante no caráter do seu criado e avisa que irá ao lugar onde Acã enfrentou o cananeu. O vilão engole seco, mas é obrigado a concordar. Zaqueu se aproxima da entrada de Jericó. Ele avista Salmon e Melquias entrando na cidade com a caravana de mercadores. Tibar avista um hebreu próximo à entrada de Jericó. Kadmo começa a revistar os mercadores da caravana. Zaqueu é perseguido por quatro soldados de Jericó. Kadmo se lembra do rosto de Melquias e o hebreu é detido. Zaqueu é perseguido pelos oficiais inimigos. O soldado mascarado aparece para ajuda-lo. Grok avisa que Kalesi deseja ver Zuma. Sem ser percebido, Durgal observa a rainha recebendo o guerreiro núbio em seu quarto. Melquias é conduzido ao palácio.
Ioná lamenta o estado de saúde de Elói e se aborrece com o pessimismo de Mara. Josué avisa que precisará ter uma conversa séria com Aruna. Em conversa com Léia, Samara deseja o mal de Aruna. Raabe é assediada por alguns homens e recebe a ajuda de Salmon. Ele luta para proteger a moça. Na estalagem, Salmon não se sente a vontade com a prostituta em seu quarto. Marek descobre que Tibar conseguiu prender um espião hebreu. Enquanto Zaqueu foge dos soldados cananeus, o soldado mascarado galopa na direção deles. Raabe gosta da educação de Salmon. Acã mente para Gibar ao dizer que Elói é denunciou o plano dos espiões. Marek vai até a cela onde Melquias está detido e ordena que prendam o hebreu em uma gaiola em praça pública. Nobá faz perguntas sobre o Deus de Israel. Na tenda hospital, Tobias e Iru iniciam uma briga. Darda intervém e chama a atenção dos rapazes. Enquanto conversam no quarto, Raabe e Salmon são surpreendidos com a chegada de Tibar. Zaqueu luta com os oficiais de Jericó, mas leva a pior. O soldado mascarado aparece e consegue salva-lo. Tibar entra no quarto de Raabe, mas Salomon consegue despista-lo. O noivo de Jéssica pede um quarto para passar a noite na estalagem de Farduk. A irmã de Nobá fica pensativa ao ouvir Tibar dizer que um hebreu foi preso ao tentar entrar em Jericó disfarçado de mercador. Salmon ora a Deus e pede para o Senhor proteger Raabe. O soldado mascarado carrega Zaqueu desacordado.
(*) edição da Rede Record, Novela “A Terra Prometida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.