Novela “A Usurpadora” resumo 07/12: após sair da mansão dos Brachos, Paulina começa a procurar trabalho e o destino a coloca frente a frente com Osvaldo, o noivo que a trocou por outra. Osvaldo está casado com Lurdes, uma mulher rica, que agora está à procura de alguém que possa cuidar de sua mãe doente. Paulina conversa com Lurdes e aceita o emprego. Paulina começa a trabalhar e uma das empregadas da casa diz que Lurdes não é feliz no casamento. Que seu marido é viciado em jogo, vive bêbado e que faz questão de dizer que ela o comprou com seu dinheiro. Paulina fica frente a frente com Osvaldo. A conversa não é nada amistosa, ele quer reconquistá-la e ela exige que ele se comporte como se não a conhecesse.
No capítulo 023(*), novela “A Usurpadora”, quarta-feira, 07 de dezembro – no seu primeiro encontro com a família Bracho, Paola cai em muitas contradições: se espanta com a transformação de Estephanie, pergunta a Leda quando voltou e recebe como resposta: “Faz um ano queridinha será que você não percebeu a minha presença?”. O jantar na mansão dos Bracho transcorre num clima tenso. Paola é tratada com frieza por Carlos Daniel, que depois se tranca no quarto para ler o diário dela. Carlinhos continua desaparecido. O menino está sem memória, mas se sente muito bem na companhia de seus novos amigos. Uma das amigas está decidida a ajudá-lo a encontrar a família. Paulina continua trabalhando na casa de Osvaldo, mas os dois ainda não se encontraram.
Através de uma das empregadas da casa ela fica sabendo que Lurdes não é feliz no casamento, que seu marido é viciado em jogo, vive bêbado e que faz questão de dizer que ela o comprou com seu dinheiro. Na fábrica todos se surpreendem com a presença de Paola, pois ela age completamente diferente de Paulina e demonstra claramente que está por fora de tudo que ali acontece. Na mansão ela assedia Willy, que acaba contando que Carlos Daniel quer se divorciar dela para se casar com Verônica. Dona Piedade está muito angustiada com o desaparecimento de Carlinhos e com a apatia de seus netos que não fazem nada para encontrar o menino.
Ela pressiona Carlos Daniel a dar queixa na polícia. Enquanto isso, Carlinhos continua com uma profunda amnésia e não consegue se lembrar de nada. Douglas Maldonado fica sabendo que Paola voltou e a convida para um almoço. Paola vai ao encontro de Douglas extremamente provocante, usa seus encantos para seduzi-lo e ele logo percebe que essa Paola é outra. Essa o faz lembrar a mulher que se fez passar por Noélia e a quem ele tanto amou, por isso se aproveita do momento para propor a ela que abandone o marido e saia pelo mundo em sua companhia. Paulina continua em seu novo emprego e finalmente fica frente a frente com Osvaldo. A conversa não é nada amistosa, ele quer reconquistá-la e ela exige que ele se comporte como se não a conhecesse. Rodrigo e Carlos Daniel decidem dar queixa do desaparecimento de Carlinhos e acabam comprometendo Paulina. Eles contam para o delegado a história da usurpadora e a acusam de estar com o menino em seu poder. Paola vai até o quarto de Estephanie provocar a cunhada e descobre que ela tem em seu poder seu diário íntimo.
(*) edição do SBT, Novela “A Usurpadora”, sujeito a alteração de data e conteúdo.