Novela “Abismo da Paixão” resumo 05/10: Elisa e Lúcio conversam com Sarita, pedem que ela vá até a casa de Carmem e faça uma oferta de compra do imóvel. Carmem aceita, fica entusiasmada, acerta a venda e eles ficam de marcar o dia para passar a escritura. Ao saber do negócio, Ramiro convence Carmem a investir o dinheiro na compra de ações da processadora Arango. Assim, Ramiro procura Almerinda e diz que já tem o dinheiro para a compra das ações. Ela pede para que ele deposite antes de eles seguirem falando, pois não confia nele.
No capítulo 138 (*), novela “Abismo da Paixão”, quarta-feira, 05 de outubro – Horácio dá uma bofetada em Dolores porque ela tenta chamar a polícia. Bráulio e Lucio chegam e se deparam com ela estirada no chão. Dolores recobra os sentidos e os diz que Horácio esteve al. Ela diz que ele é uma pessoa má que não merece nada de bom, mas não acredita que ele tenha sido capaz de matar Guadalupe. Ramiro convence Carmem a investir o dinheiro da venda de sua parte na fazenda na compra de ações da processadora Arango. Ramiro diz a Almerinda que já tem o dinheiro para a compra das ações. Ela pede para que ele deposite antes de eles seguirem falando, pois não confia nele. Na processadora Castanhon, várias maquinas começam a apresentar defeito, sem que os técnicos saibam o motivo. Elisa diz a Damião que aceita ser acionista da processadora Arango, mas com a condição de que a relação deles seja apenas profissional.
Num restaurante do povoado, Elisa e Damião estão comendo e, ao ver Gael e Paloma entrarem, demonstram seu amor. Horácio está escondido na casa azul, lamentando o que fez a Dolores. Dolores fica assustada, pois teme que Horácio volte a procurá-la. Paloma pede a Edmundo que a permita voltar a trabalhar, ainda que a pague menos. Florência pergunta a Paloma como foi sua lua de mel. Ela responde que Gael não foi capaz de esquecer Elisa. Almerinda diz a Damião que logo entrará em caixa o dinheiro que eles precisam para reerguer a processadora Arango. Damião pede para a mãe não se meter nos assuntos e problemas da processadora, pois ele os solucionará.
Ramona visita Paloma em sua casa e a pede para voltar a viver em sua cabana. Paloma se nega. Gael segue Elisa e Damião até um restaurante. Elisa descobre e beija Damião para que Gael pense que eles são namorados. Paloma está desiludida com Gael, mas Florência a aconselha a seguir lutando por seu casamento. Carmem segue os tramites para venda de suas terras a uma pessoa que, sem saber, está a mando de Elisa nesse negócio. Carmem recebe o cheque e Elisa fica feliz por ter recuperado a casa de seus pais. Ela pede a Dolores que faça as malas, pois voltaram a viver na fazenda Bouvier. Paloma pede a Elisa que volte com Damião e se case com ele. Bráulio comenta com Damião que Horácio esteve envolvido com a morte de Branca. Carmem vai viver com Ramiro na “casa azul”. Eles festejam e de repente aparece Horácio com uma arma. Eles discutem e Horácio foge. Antônia se assusta quando Horácio entra pedindo para falar com Almerinda, já que não tem dinheiro para fugir do povoado e deseja fazê-lo levando Dolores consigo. Antônia promete ajudá-lo.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.