Novela “Abismo da Paixão” resumo 06/05: Damião informa Ramiro que vai ocupar o lugar de seu pai na processadora, e Lucio vai estar ao seu lado. Irritado por perder o poder, Ramiro ordena a Horácio que mate Lucio. Horácio segue Lucio e o vê entrar na casa de modas de Branca, mas não o vê sair. Ele coloca explosivos na loja. Minutos depois, ouvem- se explosões e a casa de modas fica em chamas. Branca morre e Elisa se sente culpada por tê-la deixado só. Damião a diz que ela não é culpada de nada e tampouco poderia ter feito algo. Mais tarde, Bráulio diz a Damião que os peritos disseram que o incêndio pode ter sido provocado. Ramiro chega ao velório para dar os pêsames a Lucio, que grita que ele é um assassino. Lucio diz a Damião que Gael está certo que Ramiro teve a ver com o incêndio porque o odeia. Damião responde que se fosse assim, o vitimado seria ele, já que Ramiro não tinha nada contra Branca. Lucio diz que Ramiro quis pegar aonde mais o doeria.
No capítulo 030 (*), novela “Abismo da Paixão”, sexta-feira, 05 de maio – Branca morre e Elisa se sente culpada por tê-la deixado sozinha. Damião a diz que ela não é culpada de nada e tampouco poderia ter feito algo. Damião diz a sua mãe que Branca morreu e que vai se encarregar de todos os gastos. Almerinda, zangada, responde que ele não tem nenhuma obrigação. Damião responde que, de todo modo, irá se encarregar disso. Florência pergunta a Almerinda porque a morte de Branca afetou tanto Damião. Almerinda responde que ele a conhece desde que era pequeno, e aconselha a acompanhar Damião no cortejo, pois Elisa era afilhada da falecida. Horácio diz a Ramiro que cumpriu com o trabalho que ele o deu, e agora ele precisa lhe dar o que prometeu.
Ramiro, furioso, o sacode dizendo que quem morreu foi Branca, e não o dará nada. Ele ainda diz que caso ele abra a boca e conte o crime lhe dará algo que ele nunca se esquecerá. Paulo chega à casa de Elisa e diz a Dolores que a casa de modas explodiu e uma mulher morreu. Elisa chega em casa, chorando, e diz a seu pai que sua madrinha acaba de falecer. Carmen sugere a Paulo que aproveite a oportunidade, pois Elisa está muito vulnerável, já que Branca era muito importante pra ela. Bráulio diz a Damião que os peritos disseram que o incêndio que resultou na morte de Branca pode ter sido provocado. Ramiro chega para dar os pêsames a Lucio, que grita que Ramiro é um assassino. Lucio diz a Damião que Gael está certo que Ramiro teve a ver com o incêndio porque o odeia. Damião responde que se fosse assim, o vitimado seria Lucio, já que Ramiro não tinha nada contra Branca. Lucio contesta, dizendo que Ramiro quis pegar aonde mais o doeria.
O Padre Lupe diz a Ramiro que respeite a dor de Lucio e vá embora. Dolores tenta consolar Elisa, que a diz que em frente a seu padrinho teve de se mostrar forte, mas por dentro está em pedaços. Elisa diz que a morte de Branca é como reviver a morte de sua mãe. Carmen recrimina Augusto por ter ido ao funeral de Branca. Augusto a responde que tinha o dever de ir, e que lamenta muito não tê-la escutado sobre o assunto que ela queria lhe falar. Paulo diz a Elisa que deseja lhe dar todo seu apoio. Carmen, muito feliz, fica pensando que foi uma grande sorte que Branca tenha levado seu segredo para o tumulo.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.