Novela “Abismo da Paixão” resumo 08/07: Edmundo procura Almerinda e diz que os problemas dela não têm relação com sua família, e ela não tem direito algum de despedir seu filho da processadora. Ele diz que vai processá-la, mas Almerinda, sarcástica, responde que um processo pode durar anos em juízo, além de demandar um dinheiro que ele não tem. Ela diz que é melhor que ele aceite a indenização que oferece. Enquanto isso, Damião pergunta a Augusto se ele já tem uma resposta quanto a seu pedido para se casar com Elisa e este pede umas semanas a mais para pensar. Paloma diz a Elisa que não é justo que ela esconda de Damião que vai embora para sempre do povoado. Elisa responde que prometeu a seu pai que não irá dizer nada até que chegue o momento de partir.
No capítulo 075 (*), novela “Abismo da Paixão”, sexta-feira, 08 de julho – Bráulio diz a Dolores que ela está belíssima, e que daria o que fosse para ser ele a pessoa que a levará ao altar. Dolores responde que ele mesmo foi quem preferiu se casar com Antonia. Bráulio responde que jamais poderá esquecê-la. Dolores diz a Bráulio que não é justo que ele tenha esperado até o momento de seu casamento para dizer que a ama, e que se isso fosse verdade ele não teria se casado com outra. Bráulio responde que pra ela Elisa sempre foi mais importante, e que foi ela mesma quem desfez o noivado.
O Padre Lupe diz a Horácio que se tem algo para confessar, esse é o momento, Horácio responde que não tem nada para dizer, e garante ser uma boa pessoa. Almerinda diz a Florência que a dará um presente para que ela não se sinta como prisioneira em sua fazenda. Ela pede para Florência escolher o carro que quiser, sem se importar com o preço. Dolores diz ao Padre Lupe que não está segura em relação ao seu casamento com Horácio. O Padre diz que Bráulio cometeu uma imprudência ao dizer que a ama, mas que ele tem esposa e filho, e não os deixará jamais. Dolores responde que ela não aceitaria nem se ele quisesse, pois Antônia também merece ser feliz, e ela não deixaria um filho sem o pai. Almerinda se surpreende quando o gerente do banco a diz que seu cheque está sem fundos. Horácio e Dolores se casam.
O gerente do banco diz a Almerinda que Guido Landucci ordenou que todos os seus recursos fossem transferidos para uma conta no estrangeiro. Padre Lupe diz a Bráulio que por seu bem e também o de sua família, ele precisa se afastar de Dolores. O doutor diz a Florência que ela tem o que se conhece popularmente como útero infantil, e jamais poderá ter filhos. Carmen diz ao padre Lupe, em segredo de confissão, que Dolores acabou de se casar com um assassino, pois foi Horácio quem assassinou Branca. Damião diz a Elisa que ela parece estranha, principalmente por sua atitude diante de Augusto. Paloma diz a Elisa que não é justo que ela esconda de Damião que vai embora para sempre do povoado. Elisa responde que prometeu a seu pai que não irá dizer nada até que chegue o momento de partir. Gael diz a Almerinda que Damião foi pedir a mão de Elisa a Augusto e ele ficou de pensar e considerar o pedido.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.