Novela “Abismo da Paixão” resumo 13/04: Damião volta ao povoado e Elisa se surpreende ao vê-lo. Ele finge que não a reconhece e se despede friamente. Almerinda se zanga com o filho, por ele não ter avisado que voltaria. Damião fala qu,e se tivesse avisado, ela faria até o impossível para que ele não voltasse. Magoada, Elisa diz a Dolores que Damião voltou ao povoado e, quando estava de frente a ela, não a reconheceu. Dolores tenta animá-la e diz que ele não a reconheceu porque estava de noite, e por sua aparência ter mudado muito. Logo depois, Eliza conta a Gael sobre o regresso de Damião ao povoado.
No capítulo 012 (*), novela “Abismo da Paixão”, quarta-feira, 13 de abril – Elisa reconhece Damião de imediato. Ele finge que não a reconhece e se despede friamente. Antonia diz a Almerinda que Ramiro incomoda as pessoas na fazenda e pede que ela converse com ele. Almerinda diz que conversará, mas pede que Antonia fique longe dele, pois custou muito fazer dela uma mulher decente e encontrar um homem que a respeitasse. Almerinda se zanga com a chegada de Damião por não ter avisado que voltaria. Ele responde que se tivesse avisado, sabia que a mãe faria até o impossível para que ele não voltasse, eles se abraçam emocionados. Elisa diz a Dolores que Damião voltou ao povoado e, quando estava de frente a ela, não a reconheceu.
Dolores tenta animá-la e diz que ele apenas não a reconheceu porque estava de noite e por sua aparência ter mudado muito. Gael leva uns papéis a Augusto. Carmen diz que ele é muito ingênuo, porque sabe que os papéis são apenas um pretexto para visitar Elisa. Elisa diz a Gael que as vezes sente vontade de sair correndo de sua casa, pois já não aguenta a apatia de seu pai e a amargura de sua tia. Gael diz a Elisa pode ajudá-la caso queira ir morar em outro lugar. Elisa responde que não quer motivos para que a gente do povoado fale ainda mais dela. Ela também diz a Gael sobre o regresso de Damião ao povoado. Damião conta a sua mãe o motivo de seu regresso para que ela saiba que ele se casará com Florência.
Almerinda, muito feliz, diz que essa garota é maravilhosa, pois é de uma família tradicional e de seu nível social. O Padre Lupe está feliz com a volta de Damião, mas quando o vê o recrimina por nunca lhe ter escrito uma só carta. Gael diz a Augusto que é tão evidente sua apatia que todo povoado nota. Carmen, querendo causar intriga, diz a Augusto que deveria ser mais duro com Elisa, porque ela poderia se transformar numa mulher como Estefânia, pois nem o sangue de Augusto ela tem. Elisa, chorando, pergunta a Augusto porque ele deixou de amá-la, e já não mais a trata como sua “princesinha”.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.