Novela “Abismo da Paixão” resumo 15/04: Damião procura Elisa e se desculpa por tê-la feito acreditar que não a havia reconhecido. Ele diz que se enganou, mas jamais poderia esquecê-la. Damião esclarece a Elisa que ficou distante porque acreditou que todos já o haviam esquecido. Ela responde que ela e Gael pensaram o mesmo quanto a eles, pois sempre enviavam cartas e ele nunca as respondeu. Damião revela que nunca recebeu nada. Mais tarde, Almerinda esbofeteia Elisa e manda ela se afastar do filho. Elisa devolve a bofetada e diz a Almerinda que isso é para que ela aprenda a respeitá-la, pois já não é aquela criança que um dia ela agrediu.
No capítulo 015 (*), novela “Abismo da Paixão”, sexta-feira, 15 de abril – Damião se desculpa com Elisa por tê-la feito acreditar que não a havia reconhecido. Ele diz que se enganou, mas jamais poderia esquecê-la. Ele ainda diz que ela está ainda mais bonita do que ele imaginava e a convida para passear pela praça. Carmen continua se justificando com Augusto. Augusto diz que não quer seus parentes de conversa com a família ou os amigos de Almerinda. Carmen pede que ele diga isso a Elisa, pois neste exato momento ela e Damião estão passeando pela praça. Carmen fala mal de Elisa diante de Dolores, que a defende dizendo que Elisa é uma mulher sensata e solteira, que não fica se encontrando com homens em lugares escondidos.
Carmen, furiosa, diz a Dolores que ela não tem direito de se meter em sua vida, muito menos julgá-la. Dolores responde que Carmen precisa entender que Elisa não tem culpa que ela seja uma mulher amargurada. Damião esclarece a Elisa que quando chegou ficou distante porque acreditou que todos já o haviam esquecido. Ela responde que ela e Gael pensaram o mesmo quanto a eles, pois eles sempre o enviavam cartas e ele nunca as respondeu. Damião revela que nunca recebeu nada. Gael reclama, com ciúmes, por Elisa estar demonstrando tanto interesse por Damião. Elisa diz a Gael que ele não tem nenhum direito de dizer lhe com quem ela deve falar ou sair.
Augusto proíbe Elisa de voltar a sair com Damião. Almerinda furiosa esbofeteia Elisa, e a diz que isso é para que entenda que não a quer ver nem perto de seu filho, quanto mais falando e saindo com ele. Elisa devolve a bofetada e diz a Almerinda que isso é para que ela aprenda a respeitá-la, pois já não é aquela criança que um dia ela agrediu. O Padre Lupe sorri quando Elisa conta que Almerinda a esbofeteou, mas ela devolveu a bofetada. Damião procura Elisa e ela, com receio, o diz que seria melhor não se verem mais, pois assim evitariam problemas. Ramiro pretende tirar Lucio da processadora. Ao vê-lo, começa a expulsá-lo aos empurrões. Ele se surpreende quando chega Damião e o adverte que, se fazer algo a Lucio, poderá se despedir no mesmo momento de sua processadora.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.