Novela “Abismo da Paixão” resumo 20/04: Paulo, o tio de Florência, encontra com Elisa e lhe faz um galanteio. Ele diz que, custe o que custar, Elisa ainda será dele. Assustada, Elisa diz que nem sabe quem ele é, mas que certamente está louco. Paulo então se desculpa e se apresenta. Elisa responde que não lhe interessa saber quem ele é. Elisa comenta com Ramona que Paulo acreditava que com umas poucas palavras bonitas a teria nas mãos. Ramona responde que a culpa é dela, por ser tão linda como sua mãe. Elisa pergunta se é por isso que falam tão mal de sua mãe. Ramona responde que ela não é culpada de nada do que falam, mas cedo ou tarde a verdade virá à tona.
No capítulo 018 (*), novela “Abismo da Paixão”, quarta-feira, 20 de abril – Edmundo e Carmen se beijam. Ela se finge arrependida e sai correndo. Florência diz a Almerinda que a caminhonete em que vinha com Damião quebrou, então eles vieram com Elisa e Gael a cavalo. Augusto recrimina Gael por não estar fazendo corretamente seu trabalho. Gael responde que está fazendo o que pode para ajudá-lo a não afundar ainda mais. Gael diz que ele precisa deixar de lado o orgulho e aceitar cultivar as terras de Elisa. Eles discutem e Augusto diz a Gael que se ele não está satisfeito deve procurar outro trabalho. Gael responde que levará em consideração essas palavras.
Florência pede a Sabrina que a conte sobre os amigos de Damião, principalmente sobre Elisa. Sabrina conta tudo, inclusive que Elisa e Damião eram “namorados” e chegaram até a fugirem juntos na infância. Damião ouve a conversa e pede a Sabrina que respeite Elisa. Ele diz que eles nunca foram namorados, até porque eram apenas crianças, e só fugiram juntos porque tinham problemas com suas respectivas famílias. Paulo diz a Elisa que, custe o que custar, ela ainda será dele. Elisa, assustada, diz que nem sabe quem ele é, mas que certamente está louco. Paulo então se desculpa e se apresenta a ela. Elisa responde que não a interessa quem ele é, apenas quer que a deixe em paz. Elisa diz a Ramona que Paulo acreditava que com umas poucas palavras bonitas a teria nas mãos. Ramona responde que a culpa é dela, por ser tão linda como sua mãe. Elisa pergunta se é por isso que falam tão mal de sua mãe.
Ramona responde que ela não é culpada de nada do que falam, mas cedo ou tarde a verdade virá à tona. Damião convida Gael a sua festa de compromisso com Florência e diz que não entende porque ele o trata tão mal, já que cresceram juntos e eram os melhores amigos. Gael agradece o convite, mas diz a Damião que a Almerinda não agradaria sua presença. Gael fala das cartas nunca respondidas e Damião garante que nunca as recebeu. Eles então se abraçam com carinho. Augusto expulsa Elisa de sua casa. Damião a encontra chorando e pede que confie nele. Elisa o abraça, chorando, e diz que está cansada de sofrer, e isso vem desde que sua mãe morreu. Florência, furiosa, presencia a cena de Damião e Elisa abraçados.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.