Novela “Abismo da Paixão” resumo 22/04: Damião encontra Eliza chorando e pede que confie nele. Ela o abraça e diz que está cansada de sofrer, e isso vem desde que sua mãe morreu. Florência presencia a cena de Damião e Elisa abraçados e fica furiosa. Por sugestão de Paulo, Florência procura Elisa para desculpar-se por haver sido tão grosseira, e para convidá-la para sua festa de compromisso. Elisa a perdoa, mas não acredita que Almerinda aprecie sua presença na festa. Florência diz que ela agora é sua amiga e que Almerinda não irá falar nada. Mais tarde, Florência diz a Damião que está arrependida pelo o que se passou na noite anterior, por isso pediu perdão a Elisa e a convidou para a festa.
No capítulo 020 (*), novela “Abismo da Paixão”, sexta-feira, 22 de abril – Padre Lupe diz a Damião que Elisa sofreu muito desde que sua mãe faleceu, pois ela tem que enfrentar a indiferença de seu pai e o ódio de Carmen, que a acusa injustamente de ter causado a morte de seu filho. Edmundo visita Carmen e ela tenta seduzi-lo. Por sugestão de Paulo, Florência procura Elisa para desculpar-se por haver sido tão grosseira e para convidá-la para sua festa de compromisso. Elisa a perdoa, mas não acredita que Almerinda aprecie sua presença na festa. Florência diz a Elisa que ela agora é sua amiga e que Almerinda não dirá nada. Edmundo pergunta a Carmen o que vai acontecer com a “relação” deles. Ela responde que nada, porque ambos são casados e precisam ser muito discretos.
Augusto exige a Edmundo que lhe diga o que faz no quarto de Carmen. Ambos se surpreendem ao vê-lo. Augusto encontra Edmundo saindo do quarto de Carmen e pergunta o que ele faz ali. Carmen se finge de ofendida e o questiona se ele realmente acredita que eles estavam fazendo algo de mal. Florência diz a Damião que está arrependida pelo ocorrido na noite anterior, por isso pediu perdão a Elisa e a convidou para a festa. Paulo procura Elisa na casa de Branca. Como ela não está, pede a Branca o endereço da casa de Elisa. Branca responde que a afilhada nunca falou sobre ele e, como não o conhece não se sente confortável em fornecer essa informação. Augusto diz a Carmen que ela deve lhe dizer tudo o que ocorre com sua saúde, pois daquele momento em diante vai acompanhá-la sempre em suas visitas ao doutor. Carmen responde que não é necessário, mas o manterá sempre informado sobre tudo.
Elisa pergunta ao Doutor o que sua tia Carmen tem. Ele a responde que não pode dar nenhum prognostico até obter os resultados dos exames. Lucio diz a Augusto que Elisa está morando com ele, e que parece terrível que ele tenha expulsado a própria filha de casa, e também que desde a morte de Estefânia ele apenas tratou a filha como uma carga. Augusto, zangado, responde que nem tem certeza se Elisa é sua filha, já que Estefânia e Rogério foram amantes por muitos anos. Lucio então sugere que Augusto faça um exame de DNA. Gael confessa a Elisa seu amor. Ela o diz que também gosta muito dele, mas como um irmão. Augusto pede perdão a Elisa e pede que ela volte a sua casa. Elisa confessa a Paloma que está apaixonada por Damião e morre de ciúmes por saber que ele se casará com outra mulher.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.