Novela “Abismo da Paixão” resumo 27/09: com medo que revele seus segredos, Carmem mata Guadalupe. Elisa chora desconsolada ao lado de Dolores e esta comenta que um dia ouviu o padre dizer que foi Carmem quem matou Augusto, mas ele a pediu que não dissesse nada, pois se encarregaria de esclarecer esse crime sozinho. Mais tarde, um agente do ministério público diz a Elisa que encontrou impressões digitais de Horácio na faca que tirou a vida de Guadalupe. Carmem se aproveita disso para espalhar o rumor de que Horácio é o assassino, e não ela e Ramiro, como uns disseram.
No capítulo 132 (*), novela “Abismo da Paixão”, terça-feira, 27 de setembro – Gael escuta Florência e Henrique falar da gravidez de Paloma. Henrique diz que o filho é dele. Paloma chega e Gael pergunta se é verdade o que Henrique disse. Paloma confirma e diz que não permite que ele faça confusão em seu trabalho. Gael puxa Paloma para conversar. Henrique tenta ir atrás, mas Florência não permite. Florência pergunta porque ele mentiu e Henrique diz que não quer que Gael saiba que Paloma está grávida dele e acha melhor Florência não trair a confiança de Paloma. Florência diz que doí ele não acreditar que ela mudou. Henrique acha que nunca mais vai conseguir confiar nela. Paloma diz a Gael que fez exatamente como ele fez com ela, deixou se levar pelo instinto, pela paixão. Gael diz que sente pena dela. Paloma diz que ela é essa mulher que se tornou por causa dele, pois ele não a valorizou. Henrique diz que Paloma sabe que ele vai casar com ela e se responsabilizar pelo filho. Gael bate em Henrique e Paloma o expulsa. Ramiro continua no hospital e Damião diz que ele não tem que ficar ali e que não vai ficar com a sua processadora. Ramiro diz que ele sim seria um filho digno de Rogério Arango. Damião lhe dá um soco. Elisa vai a processadora e acaba por se chatear com os comentários das pessoas. Ela fala para Sarita que pode contar sempre com a sua discrição. Paloma diz a Henrique que vai embora do povoado e que sua avó vai com ela. Ela fala que nunca faria com ele o que Gael fez com ela, pois ela não o ama. Paloma lhe diz que ele é o homem mais gentil e nobre que já conheceu e agradece por tudo que fez por ela.
Gael encontra Elisa na processadora e este quer falar com ela sobre Paloma. Só que Elisa não quer saber, pois já pediu para que ele se afastasse delas. Lúcio, Braúlio e Henrique chegam para a reunião e Elisa agradece o trabalho de todos e dá a cada um cheque com os rendimentos. Gael diz a Henrique que agora já tem o suficiente para formar sua família e o questiona se não vai comunicar a novidade à todos. Henrique elogia Paloma e diz que a pediu em casamento. Gael insiste que ele fale tudo e Henrique pede para que ele seja pela primeira vez um cavalheiro e respeite a decisão de Paloma, pois já a prejudicou muito. Henrique diz que Paloma quem deve conversar primeiro com Elisa. Então, Gael pede para que Elisa converse com Paloma e assim vai ver o tamanho do erro que cometeu ao afastá-lo da vida dela. Henrique diz a Elisa que Paloma precisa muito dela e pede para que a convença não ir embora do povoado. Betânia vai ver Carmem e diz que tem pena dela. Elisa diz a Lúcio e Dolores que com seu dinheiro ela vai recuperar as terras de seu pai e sua casa. Florência procura Paloma na casa de Ramona e esta agradece por ela ter cumprido sua palavra. Florência desabafa com Ramona e esta diz que ela é uma mulher muita corajosa, pois não é qualquer uma que enfrenta Almerinda Arango da maneira como ela a enfrentou. Florência conversa com Paloma e diz que não traiu sua confiança. Florência acredita que a amiga está a agir mal por esconder a verdade de Gael. Elisa procura Carmem na antiga casa e ao entrar vê o quanto a casa está suja. Elisa pergunta quanto ela quer pela parte dela na casa. Carmem diz que nunca vai vender nada para ela. Elisa enfrenta Carmem e diz que era ela a amante de Rogério Arango e não sua mãe. Carmem pergunta se é Padre Lupe que fica a colocar coisas na cabeça dela. Elisa diz que não e deixa claro que vai descobrir toda a verdade e acabar com ela. Elisa manda Carmem se preparar, pois esta vai ver de tudo o que ela é capaz.
Paloma diz a Ramona que vai embora a noite e se ela não estiver pronta vai sozinha. Almerinda acorda e Damião pede para ela ficar tranquila que a cirurgia foi muito bem. Edmundo e Betânia conversam sobre Henrique. Carmem pede ajuda a Ramiro para destruir Elisa. Lúcio e Elisa pensam em uma pessoa para comprar as terras e a casa sem Carmem saber que é para ela. Neste momento, Safira entra e os dois se olham. Elisa conta para Safira sua história e o quanto sofreu nas mãos de Carmem. Damião e Lupe conversam sobre Almerinda e pensam em uma maneira de ajudá-la a ser uma pessoa melhor, sem rancor. Paloma se despede de Edmundo e diz que ele é como um pai para ela. Edmundo diz que foi ele que a trouxe ao mundo e que Remédios deu a sua vida para que ela nascesse. Edmundo diz que a considera como uma filha. Betânia vai ver Henrique na processadora e Elisa escuta quando ela diz que Paloma está grávida. Betânia diz que não entende a surpresa de Elisa já que as duas são iguais. Elisa enfia uma pimenta na boca de Betânia e manda ela parar de falar mal da vida das pessoas. Lúcio e Dolores estão no cemitério e este manda arrumar o túmulo de Estefânia para fazer uma surpresa a Elisa. Dolores vai procurar o zelador para pedir autorização para os pedreiros trabalharem à noite. Dolores bate na porta da casa do zelador e Horácio se esconde. Braúlio compra uma casa. Ramiro manipula Vicente para destruir a processadora de Elisa.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.