Novela “Abismo da Paixão” resumo 28/09: Gael chega à igreja para o velório e pede a Almerinda que deixe ele se despedir a sós de Guadalupe, já que ele era como seu pai. Almerinda se retira e Gael começa a se lembrar de todos os momentos felizes que passaram juntos. Desconsolado, Gael abraça Elisa, que o consola. Damião recorda a Gael que ele não está sozinho, pois são irmãos. Padre Guadalupe visita um sonho de Ramona e a pede que termine com a missão de desmascarar Carmem.
No capítulo 133 (*), novela “Abismo da Paixão”, quarta-feira, 28 de setembro – Ramiro pede a Vicente que se aproxime de Bráulio, para assim poder ter livre acesso a processadora Castanhon. Ele pede ao garoto que de um jeito de destruir a maquinaria. Guadalupe esclarece á Almerinda que encontrou o testamento original de Rogério e que ela deve dispor imediatamente da parte que corresponde a Gael. Dolores chega à casa de Lucio e diz a Elisa que já é mulher de Bráulio, e está muito feliz. Ela aconselha Elisa a não renunciar ao amor e lutar por Damião. Damião fala com Bráulio e Lucio, e lhes pede ajuda para convencer Elisa a comprar ações de sua processadora, pois assim Almerinda não teria outra opção a não ser deixá-los se casar. Guadalupe está no cemitério esperando Elisa para dizer-lhe a verdade sobre Carmem. Carmem surge e tenta seduzi-lo. Ele se nega a ceder aos encantos de Carmem, que esfaqueia o padre. No cemitério, Horácio vê quando Carmem mata Guadalupe, Ramiro chega ao cemitério e, ao ver que Carmem matou Guadalupe, tira a mulher de lá. Horácio se aproxima de Guadalupe e tenta salvá-lo, mas já é tarde demais. Damião e Elisa vão ao cemitério, já que foram chamados pelo Padre Guadalupe. Elisa entra e dá de cara com o corpo do padre, que só tem tempo de dizer que só o amor poderá salvá-los. O padre morre.
Damião e Lucio se dispõem a tramitar tudo para o sepultamento de Guadalupe. Elisa chora desconsolada ao lado de Dolores. Dolores comenta com Elisa que um dia ouviu o padre dizer que foi Carmem quem matou Augusto, mas ele a pediu que não dissesse nada, pois se encarregaria de esclarecer esse crime sozinho. Horácio aparece na fazenda Arango e diz a Almerinda que o Padre Guadalupe está morto. Damião liga para Gael e pede que ele volte ao povoado, pois Guadalupe está morto. Um agente do ministério público diz a Elisa que encontrou impressões digitais de Horácio na faca que tirou a vida de Guadalupe. Carmem se aproveita disso para espalhar o rumor de que Horácio é o assassino, e não ela e Ramiro como uns disseram.
Betânia decide ir embora do povoado, e escreve uma carta para Henrique explicando os seus motivos, já que não suporta estar na boca de todo povoado. Gael chega a igreja e pede a Almerinda que deixe ele se despedir a sós de Guadalupe, já que ele era como seu pai. Almerinda se retira e Gael começa a se lembrar de todos os momentos felizes que passaram juntos. Desconsolado, Gael abraça Elisa, que o consola. Damião recorda a Gael que ele não está sozinho, pois são irmãos. Padre Guadalupe visita um sonho de Ramona e a pede que termine com a missão de desmascarar Carmem. Horácio aparece na casa de Lucio e avisa Dolores que não foi ele quem matou Guadalupe.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.