Novela “Abismo da Paixão” resumo 30/09: após revelar o segredo que Damião e Gael são irmãos, Padre Lupe perde sua batina. Carmem fica extremamente preocupada, já que o Padre guarda um segredo de confissão dela: ela foi a amante de Rogério, e não sua irmã Estefânia, como todos do povoado acreditam. Ela é a responsável por destruir a família da própria irmã, que ao longo dos anos está na boca do povo, que a julga uma mulher da vida. Elisa também é julgada por atos que sua mãe não cometeu, mas sim sua tia. Ela ainda é responsável pelas mortes de Kênia e Augusto. Então, Carmem tenta seduzir Lupe na esperança de mantê-lo sobre controle, mas o homem não cede. Ela saca uma faca e esfaqueia o ex-padre. Ele agoniza até ser encontrado por Elisa e Damião. Todos sofrem muito com a morte de Lupe, sobretudo Almerinda e seu sobrinho Gael, a quem criou como seu próprio filho.
No capítulo 135 (*), novela “Abismo da Paixão”, sexta-feira, 30 de setembro – Betânia decide ir embora do povoado, e escreve uma carta para Henrique explicando os seus motivos, já que não suporta estar na boca de todo povoado.
Gael chega a igreja e pede a Almerinda que deixe ele se despedir a sós de Guadalupe, já que ele era como seu pai. Almerinda se retira e Gael começa a se lembrar de todos os momentos felizes que passaram juntos. Desconsolado, Gael abraça Elisa, que o consola.
Damião recorda a Gael que ele não está sozinho, pois são irmãos. Padre Guadalupe visita um sonho de Ramona e a pede que termine com a missão de desmascarar Carmem. Horácio aparece na casa de Lucio e avisa Dolores que não foi ele quem matou Guadalupe.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo da Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.