Novela “Escrava Mãe” resumo 08/09: Miguel conversa com Guilherme e diz que foi atraído para a fazenda para casar a força com Maria Isabel. Maria Isabel conversa com Esméria e pede que fique o tempo todo perto de Miguel para depois lhe contar tudo. Guilherme diz a Miguel que não pode anular o casamento, mas pode cobrar todas as dívidas que tem em aberto. Miguel quer trocar seus bens pela liberdade de Juliana. Almeida recusa a oferta de Miguel. Miguel bebe água enquanto conversa com Irani e Nestor e diz que caiu em uma armadilha. Miguel caminha pela mata e vai até um ponto de encontro de escravos e é cercado por homens armados. Miguel mostra os documentos aos homens que baixam as armas. Miguel conversa com os traficantes e escravos e lhes diz que dará a cada um sua carta de euforia e pagará a viagem de volta para aqueles que querem retornar a Africa. Traficantes e escravos emocionados. Esméria está por ali e se emociona também.
No capitulo 072 (*), novela “Escrava Mãe”, quinta-feira, 08 de setembro – Dr. Pacheco examina Quintiliano que não responde diante dos filhos ansiosos. Juliana conta a Sapião que pode contar com Teresa novamente. Loreto leva os pertences de Miguel até o engenho. Almeida chega e Miguel discute com ele e os dois brigam. Miguel dá um soco em Almeida. Almeida imobiliza Miguel e diz que quanto mais o enfrentar, sua vida será um inferno. Juliana joga capoeira com Sapião e tia Joaquina observa. Teresa está no quarto com uma armação de ferro na perna defeituosa. Ela aperta a bota, sua perna está quase ferida. Almeida entra e se espanta com o que vê. Almeida arranca a bota e joga fora e proíbe Teresa de voltar a usá-la.
Beatrice invade a casa de Quintiliano para visita-lo e fica emocionada ao ver que acordou. Miguel entra no quarto com seus pertences e vê Maria Isabel a sua espera com pétalas espalhadas pelo local. Miguel pega um travesseiro e um lençol e dorme no chão. Amanhece e Juliana se depara com Miguel sentado em sua cama. Urraca feliz em ver Almeida. Beatrice e Teresa tomam café da manhã e Maria Isabel chega e pergunta por Miguel. Maria Isabel se adiante até Juliana e pega no seu braço que se desvencilha. Maria Isabel encara Juliana, surpresa. Beatrice e Teresa levantam, tensas com a discussão entre as duas.
Juliana se desculpa e Maria Isabel pede para repetir mais alto. Teresa e Maria discutem e Maria Isabel dá um tapa em Teresa. Na câmara Miguel conversa com Guilherme e diz que foi atraído para a fazenda para casar a força com Maria Isabel. Urraca se desespera diante de Almeida que não quer ajuda-la com a dívida. Dr. Pacheco vai até a pensão com Petúnia e pede que Rosalinda a hospede novamente. Rosalinda nega, mas volta atrás. Beatrice repreende Maria Isabel e pede para ela se comportar ou ir para casa que herdou na capital e Maria Isabel se ofende. Maria Isabel conversa com Esméria e pede que fique o tempo todo perto de Miguel para depois lhe contar tudo. Bá Teixeira faz a higiene em Quintiliano e quando tenta sair ele segura firme e a assusta. Quintiliano tenta falar alguma coisa, mas não consegue. Catarina recebe alguns escravos e diz a Tozé que serão os responsáveis por procurar por Osório. Guilherme diz a Miguel que não pode anular o casamento, mas pode cobrar todas as dívidas que tem em aberto. Miguel quer trocar seus bens pela liberdade de Juliana.
(*) edição da Rede Record, Novela “Escrava Mãe”, sujeito a alteração de data e conteúdo.