Novela “Escrava Mãe” resumo 12/07: Esméria acorda e procura seu baú. Zé Leão acorda e vê que Esméria está com a arma que matou o coronel. Zé Leão entrega Esméria, junto com a arma, para Loreto, Almeida e Maria Isabel. No meio da confusão, Esméria diz que a arma estava com Juliana e Maria Isabel fala que explicará tudo. Maria Isabel sai com Loreto para falar sobre a situação e Teresa conta a Juliana que Miguel está vivo. Maria Isabel volta e diz que Esméria é culpada pela morte do coronel. Tia Joaquina tenta acalmar Juliana. Maria Isabel fala a Esméria que cuidará de tudo e Loreto diz que Miguel será solto. Logo depois, Juliana está bastante angustiada diante de Sipião e explica que Esméria tentou jogar a culpa pela morte do coronel Custódio em cima dela.
No capitulo 031(*), novela “Escrava Mãe”, terça-feira, 12 de julho – Catarina fala a Tozé que Osório pode ser útil. Quinitiliano desconfia de Osório. Osório discute com um homem em uma roda de escravos, quando chegam os homens do capitão. Sapião pede ajuda para Tito Pardo para voltar para a senzala. Esméria acorda e procura seu baú. Juliana conta a Teresa como descobriu que o filho de Almeida é de uma meretriz. Petúnia separa Urraca e Rosalinda. Átila se assusta ao ver Miguel na cela. Zé Leão acorda e vê que Esméria está com a arma que matou o coronel.
Zé Leão entrega Esméria, junto com a arma, para Loreto, Almeida e Maria Isabel. Tomás diz a Violeta que quer um duelo com Jean Pierre. Miguel conta a Átila que é inocente e que Maria Isabel é sua noiva. Urraca pede para Dália roubar a criança e entregar a ela. Petúnia diz que ela decidirá o destino de sua filha e Rosalinda pede para que ela não faça nenhuma besteira. Tia Joaquina fala para Juliana ir à sala e conta a Teresa que Miguel está vivo.
No meio da confusão, Esméria diz que a arma estava com Juliana e Maria Isabel fala que explicará tudo. Átila diz a Petúnia que cuidará dela e da filha. Maria Isabel sai com Loreto para falar sobre a situação e Teresa conta a Juliana que Miguel está vivo. Maria Isabel diz que Esméria é culpada. Tia Joaquina tenta acalmar Juliana. Sapião conta a Tito Pardo que pediu Juliana em casamento. Maria Isabel fala a Esméria que cuidará de tudo e Loreto diz que Miguel será solto. Tia Joaquina conta a Tito Pardo o que aconteceu, Juliana sai angustiada. Juliana segura a máscara de Miguel e começa a chorar. Loreto libera Miguel da cela. Átila abriga Petúnia e sua filha em sua casa. Maria Isabel ameaça Almeida e diz que levará Miguel para dentro da casa.
(*) edição da Rede Record, Novela “Escrava Mãe”, sujeito a alteração de data e conteúdo.