Novela “Escrava Mãe” resumo 14/07: Miguel se ajoelha diante de Maria Isabel e a pede em casamento. Juliana aceita ser esposa de Sapião, que se espanta. Juliana corre e abraça Sipião, ele fica frio, ela estranha e o questiona. Sapião permanece resoluto ao não querer se casar com ela. Maria Isabel vai à senzala e proíbe Juliana de permanecer na casa, uma vez que é o dia do seu noivado.
No capitulo 033(*), novela “Escrava Mãe”, quinta-feira, 14 de julho – Beatrice diz a Teresa que Maria Isabel irá se casar com Miguel, quando Juliana entra sem ser percebida e ouve tudo. Teresa fica sem palavras e bastante constrangida ao ver Juliana. Juliana chora no ombro de Teresa que a consola. Quintiliano denuncia a Loreto a fuga de Genésio. Beatrice toma um chá com Catarina. Bá Teixeira é empurrada pra dentro da senzala. Osório entra em seguida e fecha a porta. Ela chora, desesperada, diante da fúria de Osório. Ele desfere um tapa no rosto dela, que cai no chão. Osório já deita sobre ela e começa a tirar a própria roupa.
Bá Teixeira chora, sem forças. É quando a porta se abre bruscamente e Genésio entra como fosse empurrado. É Guilherme que capturou Osório. Miguel se ajoelha diante de Maria Isabel e a pede em casamento. Juliana aceita ser esposa de Sapião, que se espanta. Juliana corre e abraça Sipião. Sapião fica frio com Juliana e ela estranha e questiona.
Sapião diz que não quer mais se casar com Juliana. Juliana está surpresa diante de Sapião, que permanece resoluto ao não querer se casar com ela. Miguel ajoelha diante de Maria Isabel, que aceita seu pedido de casamento. Guilherme reencontra Filipa e Quintiliano, que corre para abraçá-lo.
(*) edição da Rede Record, Novela “Escrava Mãe”, sujeito a alteração de data e conteúdo.