Novela “Escrava Mãe” resumo 14/07: Almeida conta a Maria Isabel sobre o documento que o pai dela deixou. Nele, consta que, se Teresa não pudesse lhe dar filhos, ela teria que fazê-lo. Ele avisa que vai se deitar com ela por bem ou por mal. Maria Isabel está assustada diante de Almeida que tem um documento em mãos. Almeida mostra o documento a Maria Isabel que tenta arrancá-lo das mãos de Almeida. Juliana abre a porta e os surpreende. Almeida solta Maria Isabel e se volta para Juliana, com raiva. Maria Isabel pede a Juliana que pegue o documento do Almeida e diz que em troca dá a ela a liberdade.
No capitulo 034(*), novela “Escrava Mãe”, sexta-feira, 15 de julho – Juliana está surpresa diante de Sapião, que permanece resoluto ao não querer casar-se com ela. Miguel ajoelhado diante de Maria Isabel que aceita o pedido de casamento. Maria Isabel sugere um jantar de noivado e Miguel aceita. Catarina e Beatrice tomam chá enquanto conversam. Dália pega Jasmim no colo e pensa em fugir, mas desiste. Rosalinda está muito fraca, diante de Petúnia e Violeta, que estão nervosas. Petúnia segura a mão de Rosalinda. Rosalinda pergunta a Petúnia se Jasmim é mesmo sua filha. Rosalinda revela que quando jovem engravidou e deixou a criança na roda dos enjeitados. Rosalinda fecha os olhos com uma expressão serena. Petúnia estranha ao ver aquilo e sacode um pouco Rosalinda, tensa. Esméria se surpreende com Maria Isabel na delegacia.
Maria Isabel sugere deixar Genésio como culpado pela morte do seu pai e Esméria não aceita e diz que se isso acontecer ela vai abrir a boca e contar tudo o que sabe. Almeida discute com Urraca que dr. Pacheco comentou na câmara que ela é a favor de rodas de luta e diz que não se tornará o homem mais rico da vila graças a ela. Juliana está diante de Catarina e Tia Joaquina, que se incomoda um pouco com a aproximação das duas. Guilherme reencontra Filipa e Quintiliano que corre para abraça-lo. Maria Isabel irritada diante de Almeida por não fazer nada para ajudar Esméria. Loreto cuida de Rosalinda. Almeida está nervoso diante de Teresa sobre a reunião que não foi nada boa sobre sua candidatura à presidência da câmara. Petúnia vai até Maria Isabel que diz não aguentar mais a criança e revela que Átila está cuidando do bebê. Sapião resolve voltar para a casa de Urraca.
Quintiliano solta Osório e Loreto leva Genésio que estava acorrentado para a câmara. Maria Isabel vai até a senzala e diz a Juliana que está proibida de permanecer na casa pois é o dia do seu noivado com Miguel. Maria Isabel vai à senzala e proíbe Juliana de permanecer na casa, uma vez que é o dia do seu noivado. Maria Isabel promete a Zé Leão ganhar muito dinheiro, se ele conseguir um escravo que aceite ser incriminado por um assassinato. Sapião termina de arrumar a trouxa e sai de muleta quando surge Juliana que pede para não deixa-la sozinha e sugere a Sapião que eles fujam para um lugar que não possam ser encontrados.
(*) edição da Rede Record, Novela “Escrava Mãe”, sujeito a alteração de data e conteúdo.