Novela “Escrava Mãe” resumo 23/09: Catarina está na câmara e Osório diz que pode ajuda-la tirar Esméria das mãos de Almeida. Esméria está ansiosa diante de Maria Isabel e pensa que ela irá autorizar sua venda. Maria Isabel não deixa Esméria partir. Esméria ameaça contar que foi ela que matou o coronel Custódio. Maria Isabel está espantada diante da ameaça de Esméria. Catarina desconfiada diante da proposta de Osório. Osório pede a Catarina que interfira na sua liberdade, em troca, ele pode forjar uma identificação de Esméria como compra ilegal. Catarina conversa com Miguel que orienta não confiar em Osório. Bá Teixeira chega e diz que tem algo que pode ajudar a libertar Esméria. Maria Isabel encosta uma faca no pescoço de Esméria.
No capitulo 083 (*), novela “Escrava Mãe”, sexta-feira, 23 de setembro – Rosalinda cospe no chão e Urraca se descontrola e voa em cima de Rosalinda e puxa seu cabelo e começam a se estapear. Tito Pardo conversa com Esméria que não quer mais saber da condessa. Catarina avança para cima de Almeida e ameaça que se ele não libertar Esméria ela o mata. Rosalinda e Urraca se estapeiam e rolam pelo chão. Loreto se aproxima e apita para que parem. Guilherme conversa com Quintiliano que continua sem conseguir falar. Urraca e Rosalinda entram na pensão. Gonzalinda está de olhos arregalados. Urraca agradece Rosalinda pela hospedagem. Tito Pardo orienta Catarina voltar outro dia para ver Esméria. Juliana pede que Catarina respeite o momento dela. Catarina faz que vai embora e Esméria entra e chama Catarina pelo nome de batismo. Elas se abraçam emocionadas. Filipa visita Átila e eles se beijam calorosamente. Tomás chega e Filipa se assusta, eles não se veem. Loreto vai até a pensão e entra no quarto. Urraca está na cama de Rosalinda completamente coberta. Loreto tira a farda e entra debaixo da coberta.
Loreto agarra Urraca e grita ao ver que é Urraca. Loreto cai da cama e tenta fugir, Urraca corre atrás de Loreto pelo quarto, só de ceroulas. Rosalinda entra e depara com a situação. Tozé e Rebeca reagem com espanto do que ouvem de Catarina sobre Almeida não ter negociado a venda de Esméria. Miguel conversa com Teresa e pede que leve Juliana a festa que terá na vila, que é o dia em que vai tentar fugir. Urraca vem de dentro e ouve tudo. Dr. Pacheco orienta Guilherme tirar Quintiliano um pouco da cama e diz que ele está fora de perigo. Catarina está na câmara e Osório preso diz a Catarina que pode ajuda-la tirar Esméria das mãos de Almeida. Esméria está ansiosa diante de Maria Isabel que pensa que ela irá autorizar sua venda. Maria Isabel não deixa Esméria partir e Esméria ameaça que vai contar que foi ela que matou o coronel Custódio. Maria Isabel está espantada diante da ameaça de Esméria. Catarina desconfiada diante da proposta de Osório. Osório pede a Catarina que interfira na sua liberdade em troca ele pode forjar uma identificação de Esméria como compra ilegal. Rosalinda desabafa com Dália e Violeta enquanto tomam o desjejum. Esméria chantageia Maria Isabel que pede ajuda para se deitar.
Esméria deita na cama e pede que Maria Isabel lhe sirva um copo d?água. Miguel encontra com Juliana e pede para encontra-lo a tarde e sai. Catarina encontra Almeida e pergunta qual o valor de Esméria. Almeida responde que a escrava não está à venda. Catarina se ajoelha e se humilha para Almeida que a ignora. Irani arruma alguns produtos no armazém e Zé Leão chega ali. Filipa com o baú de cartas de Joana nas mãos, diante de Quintiliano que está sentado em uma cadeira. Filipa lê uma das cartas e Quintiliano se agita, Filipa se espanta e para de ler. Genésio acorrentado e Bá Teixeira chega esbaforida com a bolsa nas mãos. Genésio pede a Bá Teixeira que entregue a pepita a Catarina. Nestor, Dália e Belezinha encenam a peça de teatro e ficam constrangidos com a chegada de Átila. Dr. Pacheco examina Teresa e diz que está tudo bem. Dr. Pacheco revela que Almeida fará uma homenagem a Custódio na festa da vila. Teresa se surpreende e troca um olhar com Juliana. Catarina conversa com Miguel que orienta não confiar em Osório. Bá Teixeira chega e diz que tem algo que pode ajudar a libertar Esméria. Esméria está sentada na cama enquanto Maria Isabel perto da bandeja de frutas. Maria Isabel vai servir frutas para Esméria e rapidamente encosta a faca no pescoço de Esméria que se assusta. Esméria entra em pânico.
(*) edição da Rede Record, Novela “Escrava Mãe”, sujeito a alteração de data e conteúdo.