Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 05/07: Raposo descobre que foi Rubião quem roubou suas moedas e este acaba por mata-lo. Como o pai não aparece para o jantar, Joaquina decide sair a sua procura. Pensando em agradá-la, Rubião mobiliza grande parte do batalhão. Eles seguem a busca pela mata, acompanhados de cães farejadores. Cínico, o intendente garante à jovem que seu pai não deve estar longe. Raposo é encontrado morto, já que foi o próprio Rubião que atirou seu corpo em uma vala. Sem imaginar que Rubião é o assassino de seu pai, Joaquina se consola nos braços do vilão. É decretado luto oficial na cidade, e Joaquina prepara o corpo de Raposo para o funeral enquanto jura vingar sua morte. Escondido, Rubião escuta a promessa de vingança. Os moradores de Vila Rica seguem para o velório. Enquanto isso, Dom João afirma ao Duque de Ega que não está satisfeito com o trabalho de Rubião e o nomeia Interventor Real em Minas Gerais.
No capitulo 050 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, terça-feira, 05 de julho – Os moradores de Vila Rica seguem para o velório. Branca escreve um bilhete a Virgínia, fingindo ser Mimi.
Tolentino comenta com André que Rubião acredita que o assassinato está relacionado a Mão de Luva. Gaspar aproveita que a família de Raposo está fora da chácara e coloca a peruca de Terenciano sobre a cama de Dionísia.
Dom João afirma ao Duque de Ega que não está satisfeito com o trabalho de Rubião e o nomeia Interventor Real em Minas Gerais. Rubião diz a Joaquina/Rosa que eles são uma única família.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.