Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 07/07: após prender Ascensão sob a acusação de bruxaria, Rubião a surpreende em sua cela justamente falando com Mão de Luva pelas frestas. Ela inventa que estava a falar com seres que não podem ser vistos, já que é uma bruxa. Ele manda o carcereiro dar uma surra nela. Mesmo levando socos e chutes, a curandeira não entrega o paradeiro de Mão de Luva. Sem que o intendente imagine, o bandoleiro está escondido do lado de fora a espiar tudo. Sensibilizado, o bandido se une aos rebeldes para salvar Ascensão de ser queimada na fogueira. Xavier promete ajudar Mão de Luva a libertar Ascensão.
No capítulo 051 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, quinta-feira, 07 de julho – Omar diz a Xavier que voltou para ajudar a encontrar quem cometeu o assassinato.
Omar entrega a Rubião um salvo-conduto, dizendo que o Príncipe Regente o perdoou. Virgínia chora nos braços de Xavier. Omar avisa Joaquina/Rosa que estará a seu lado sempre. Omar promete a Jacinta comprar sua alforria.
Rubião manda o carcereiro torturar Ascensão, mas a mulher não revela o paradeiro de Mão de Luva. Xavier promete ajudar Mão de Luva a libertar Ascensão. Rubião se enfurece ao ver Xavier e Joaquina abraçados.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.