Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 08/07: fragilizada pela perda repentina do irmão, Dionísia entra em choque ao encontrar a peruca de Terenciano cheia de lama e sangue em sua cama. Sem desconfiar que Gaspar sabe que ela matou o ex-marido e quer aterrorizá-la, a fidalga enlouquece por achar que se trata de assombração. A situação piora quando ela recebe um novo presente. Ela encontra uma caixa de joias em seu quarto com um dedo de Terenciano. Dionísia reconhece que era do marido porque está com a aliança do casamento deles. A partir deste momento, Dionísia fica completamente desorientada. Pressionada por Joaquina/Rosa, Blandina conta que Dionísia matou o marido após ser violentada por ele, que o emparedou na senzala, mas o corpo sumiu.
No capítulo 052 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, sexta-feira, 08 de julho – Dionísia desmaia ao ver a peruca de Terenciano em sua cama. Pressionada por Joaquina/Rosa e André, Blandina conta que Dionísia assassinou Terenciano. Anita encontra um lenço sujo de sangue na sala de Rubião.
Virgínia desconfia da veracidade do bilhete de Mimi. Malveiro avisa a André e Joaquina/Rosa que houve um acidente na mina. Dom João desconfia de que o assassinato cometido em Vila Rica foi obra dos rebeldes.
Duque de Ega se apresenta a Rubião como Interventor de Vila Rica, nomeado por Dom João VI. Branca e Xavier se casam.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.