Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 10/05: Rubião salva a vida de Raposo ao atirar em Mão de Luva. Todos acreditam que o ladrão está morto, mas graças a Ascenção ele sobrevive. Apesar de não fazer parte do bando, a curandeira o socorre mais uma vez. Ao encontra-lo ferido, Ascenção o leva até um pajé. A tribo resiste em aceita-lo, pois Mão de Luva é sinal de má sorte. Mas, em nome da amizade com a curandeira, os índios cuidam do bandido. Ao perceber que ele já está bem, Ascenção agradece a ajuda de todos e o leva para sua cabana. Já recuperado, Mão de Luva jura vingança contra Rubião.
No capitulo 018 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, terça-feira, 10 de maio – Xavier e Joaquina/Rosa provocam um ao outro. Virgínia afirma a Rubião que protegerá Joaquina/Rosa. Raposo questiona Rubião sobre o assassinato de seu contador. Rubião ordena que Tolentino observe Raposo de perto.
Dimas/Padre Vizeu se apresenta como novo pároco da cidade e garante a Virgínia que está ao lado dos inconfidentes. Raposo visita a prisão em busca de pistas sobre Taveira, e o carcereiro alerta Rubião.
Mão de Luva se recupera com a ajuda de Ascensão e jura vingança contra Rubião. Luzia e Branca castigam Malena. Branca encontra o lenço de Joaquina/Rosa com Xavier.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.