Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 14/07: o cerco está a se fechar para Malveiro. Omar, Joaquina/Rosa e André colocam o feitor contra a parede e Joaquina questiona se ele maltratou e abusou de Jacinta. Malveiro desmente a acusação e argumenta que é a palavra de uma escrava fugida contra a dele. Omar fica furioso e, com a espada na garganta de Malveiro, diz que sua esposa ainda tem pesadelos com o crime. Neste momento, porém, Joaquina intervém e pede que o amigo não mate o feitor. Malveiro reage, derruba Omar e aponta um punhal para André. Joaquina defende o irmão, mas o feitor foge em um cavalo.
No capítulo 055 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, quinta-feira, 14 de julho – Rubião sente-se humilhado pelo Duque de Ega. Bertoleza acode Dionísia e confronta Malveiro. Omar revela a Bertoleza e André que Malveiro é um violador de mulheres.
Alexandra conversa com Xavier e diz se preocupar com as desconfianças do Duque de Ega. Rubião sonda Caju sobre o esconderijo de Mão de Luva. Ega sonda Virgínia sobre Rubião. Malveiro foge da casa de Raposo. Omar anuncia que deseja a liberdade de Jacinta.
André e Joaquina decidem libertar todos os escravos da casa dos Raposo. Culpado por seu amor por André, Tolentino decide se unir a Gironda. Gaspar invade o quarto de Dionísia. Rubião revela a Joaquina/Rosa que é filho de Virgínia.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.