Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 15/07: o coronel se casa com Gironda. Ela passa a dormir com Tolentino na estalagem. Gironda sai para fazer compras e o coronel vê André beber, sozinho, e o chama para falar em particular em seu quarto. Eles discutem e Tolentino afirma que esse tipo de amor não é apropriado. Gironda os espia por uma fresta e eles trocam um beijo. Mais tarde, Gironda denuncia André, mas afirma que não viu o rosto do seu parceiro. André é levado para a cadeia e enfrenta Tolentino. Apesar de toda pressão dos Dragões de Minas para que entregue o nome do homem com quem cometeu o crime, André não fala.
No capítulo 056 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, sexta-feira, 15 de julho – Rubião inventa para Joaquina/Rosa que se reaproximou de Virgínia por sua causa. Xavier consegue afugentar Gaspar e tranquiliza Dionísia. André confronta Tolentino sobre sua decisão de unir-se a Gironda.
Virgínia cuida de André, que sofre com a perda de Raposo e Tolentino. Dionísia incentiva Joaquina/Rosa a se casar com Rubião. Duque de Ega visita Joaquina/Rosa. Simoa se irrita por ter de servir Celeste. Saviano e Blandina conversam sobre sua recém-adquirida liberdade. André é denunciado por sodomia e é preso.
Joaquina/Rosa pede que Rubião intervenha em favor de André. Xavier vê quando Rubião beija Joaquina/Rosa e a pede em casamento.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.