Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 17/05: Rubião pede Rosa/Joaquina em casamento. Ela diz que não pode assumir um compromisso sem antes ter a bênção de seu pai. Rubião fica feliz com a resposta. Enquanto isso, Raposo fica indignado com o pedido, vê como uma falta de respeito a ele. Raposo procura o intendente e os dois discutem. O vilão não entende porque ele está revoltado e diz que é um ótimo pretendente, o melhor de Vila Rica. Raposo procura Virginia e esta diz que Rosa sabe se defender e que não a subestime. Mesmo assim, Raposo teme que Rubião venha a descobrir a verdadeira identidade da filha e a entregue para Coroa portuguesa. O intendente providencia um jantar em sua casa com a presença de toda a família para formalizar o pedido. A heroína aceita se casar com ele sem desconfiar que o vilão matou sua mãe e traiu seu pai.
No capitulo 022 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, terça-feira, 17 de maio – Rubião pede a Anita que cuide de Ventura. Alexandra reúne a família para dizer que aprova a união de Branca e Xavier.
Rubião e Rosa/Joaquina ficam noivos. Rosa/Joaquina diz a Raposo que pretende se vingar do traidor de Tiradentes. Xavier fica curioso para saber quem é a filha de Tiradentes.
Ventura demonstra interesse por Bertoleza. Diogo avisa à Luzia que Branca não se casará com Xavier. Xavier e Rosa/Joaquina se surpreendem ao se encontrarem na reunião dos conspiradores.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.