Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 17/06: Joaquina/Rosa e Xavier decidem ficar juntos. Mas Branca estraga os planos do casal quando conta que está grávida. Branca não perde a chance de alfinetar Joaquina/Rosa. Cheia de si, a jovem vai com a mãe à residência dos Raposo. Ao chegarem, são recebidas com surpresa. Orgulhosa, Branca entrega um envelope à rival. Joaquina examina e, ao abri-lo, não consegue esconder o espanto. Ao saírem, Bertoleza tenta confortar Joaquina/Rosa. Depois, Xavier procura Joaquina/Rosa e conversam. Rosa entende as razões do amado e decidem se afastar.
No capitulo 040 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, sexta-feira, 17 de junho – Bertoleza tenta confortar Joaquina/Rosa. Mão de Luva questiona Malveiro sobre Terenciano. Xavier explica para Joaquina/Rosa que Branca está grávida e os dois decidem se afastar.
Rubião garante a Tolentino que reatará o noivado com Joaquina/Rosa. Alexandra revela a Xavier que ela é o suposto mecenas aguardado pelos revolucionários. Gironda afirma a Mimi e Vidinha que deixará o bordel. Mão de Luva sofre um golpe de Gaspar. Tolentino apreende Mão de Luva.
Rubião manipula Joaquina/Rosa e consegue o perdão real para a libertação de Virgínia da cadeia.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.