Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 22/07: Rubião manda o coronel Tolentino matar Virgínia. O intendente faz isso para que a cafetina não vá a seu casamento com Rosa/Joaquina. Na hora de disparar sua arma, Tolentino descobre que ela é mãe de Rubião e recua. Abalada, ela afirma que deseja morrer e tenta pegar a pistola dele. No meio da briga, Virgínia é atingida por um tiro. Tolentino a coloca em cima do cavalo e dá uma chicoteada no animal para ele sair dali. Ascensão encontra Virgínia e a socorre.
No capítulo 060 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, sexta-feira, 22 de julho – Branca simula sofrer por causa das agressões de Joaquina/Rosa. Dom João VI e Carlota Joaquina chegam para o casamento de Joaquina/Rosa e Rubião.
Tolentino enfrenta Virgínia e se surpreende quando ela revela que Rubião é seu filho. Luzia e Alexandra se impressionam com o comportamento de Branca. Virgínia acaba se ferindo.
Ascensão encontra Virgínia e a socorre. Vidinha e Carmina temem o desaparecimento de Virgínia. Xavier descobre a farsa de Branca e decide ir atrás de Joaquina/Rosa.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.