Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 23/06: tudo preparado em Vila Rica para o enforcamento de Mão de Luva e Simão. Joaquina/Rosa, horrorizada, acompanha a cena ao lado de Rubião e André. A revolucionária, então, passa mal e desmaia. O intendente a ampara. Preocupado, André decide tirar a irmã dali e Rubião concorda. Disfarçado, Xavier e outros integrantes do movimento libertam Mão de Luva e Simão, com a ajuda de Joaquina/Rosa. André alerta Joaquina/Rosa sobre Rubião. Rubião ordena Tolentino a prender os invasores que libertaram Mão de Luva. Mão de Luva agradece Xavier por salvar sua vida. Furioso com a fuga dos marginais, Rubião manda Tolentino ir atrás de Ascensão. Ela é levada à Intendência e, de frente com Rubião, descobre a razão por ter sido intimada. O Intendente quer saber onde fica o esconderijo de Mão de Luva. A curandeira diz que não sabe onde está o fora da lei e que Rubião está perdendo seu tempo com ela. O Intendente, então, diz que é obrigado a lhe dar voz de prisão.
No capitulo 043 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, quarta-feira, 23 de junho – Joaquina/Rosa finge passar mal durante a execução de Simão. Virgínia e Alexandra se enfrentam pela liderança do movimento revolucionário. Disfarçado, Xavier e outros integrantes do movimento libertam Mão de Luva e Simão, com a ajuda de Joaquina/Rosa.
André alerta Joaquina/Rosa sobre Rubião. Rubião ordena Tolentino a prender os invasores que libertaram Mão de Luva. Mão de Luva agradece Xavier por salvar sua vida. Caldeira insinua a Xavier que eles precisam se livrar de Rubião. Xavier revela a Joaquina/Rosa que não se formou em Medicina.
André pede que Xavier se afaste de sua irmã. Caju conta a Joaquina/Rosa que Mão de Luva o defendeu de seu pai biológico. Rubião detém Ascensão.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.