Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 27/06: Rubião pede para Anita preparar sua bela escrava para ficar com ele. Ele despe a mulher, tira sua própria roupa e convida a governanta para estar com eles. Os três estão nus quando uma flecha acerta o peito da escrava, que cai morta na cama. Após o atentado, o intendente manda prender quem tiver arco e flecha, e um homem apanha até a morte, mas não confessa o homicídio. Com sede de sangue, Rubião manda Tolentino enforcar qualquer preso para que a punição sirva de exemplo e para que ninguém mais atente contra a sua vida. Mas, quem tentou matar o intendente foi o falso padre Vizeu/Dimas. Arrependido, ele pede perdão a Deus por ter errado e assassinado uma inocente. Mais tarde, Xavier e Virgínia repreendem Dimas/Padre Vizeu.
No capitulo 045 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, segunda-feira, 27 de junho – Virgínia explica sua história a Rubião, que manipula a mãe. Tolentino fala com André sobre sua amizade. Joaquina/Rosa se emociona ao passar pela casa de Tiradentes e Xavier desconfia.
Xavier se irrita com a proximidade de Virgínia e Rubião. Rubião sofre um atentado. Branca sente dores na barriga e teme por seu bebê. Xavier e Virgínia repreendem Dimas/Padre Vizeu.
Joaquina/Rosa visita Rubião. Mimi passa mal e André decide levá-la para morar em sua casa. Xavier e Joaquina/Rosa sofrem com a impossibilidade de seu amor.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.