Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 28/07: Xavier invade a casa de Rubião e conversa às escondidas com Joaquina/Rosa. Os dois se encaram com olhar apaixonado e acabam por se beijar. Ela, contudo, diz que agora é uma mulher casada e pede para o revolucionário ir embora. Xavier, então, alerta sobre o perigo que ela está a correr nas mãos do marido e revela que o Intendente mandou matar a própria mãe. Joaquina/Rosa pensa em fugir com Xavier, mas Ventura rende o rapaz, que acaba preso pela Intendência. Com ajuda dos carcereiros, Rubião dá uma surra no rival. Joaquina/Rosa decide dar um jeito de libertar seu amado. Então, ela rouba as chaves das celas e invade a cadeia para tirá-lo de lá. Mas seu plano não dá certo. Joaquina/Rosa é flagrada pelo intendente na hora em que estava entregando as chaves a Xavier.
No capítulo 063 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, quinta-feira, 28 de julho – Xavier revela a Joaquina/Rosa que Rubião conspirou contra a vida de Virgínia.
Joaquina/Rosa pensa em fugir com Xavier, mas Ventura rende o rapaz, que acaba preso pela Intendência. Rubião ordena que Anita vigie Joaquina/Rosa. Caldeira avisa a Omar sobre a prisão de Xavier. Brites e Matias são presos. Mão de Luva, Virgínia e Simão tramam a libertação de Xavier.
Anita descobre o livro de Tiradentes nos pertences de Joaquina/Rosa. Rubião flagra a esposa tentando ajudar Xavier a fugir.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.