Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 29/07: Joaquina/Rosa tenta libertar Xavier da cadeia, mas é flagrada por Rubião, que a tranca em um quarto. Anita mexe no baú da patroa e encontra o livro que era de Tiradentes e uma pistola. A governanta entrega os objetos nas mãos do patrão. Ele lê a dedicatória e vai falar com a mulher. Ele a pressiona a contar porque o livro de Tiradentes estava no seu baú. Ela revela que é filha de Tiradentes. Louco, ele não aceita as palavras e o afeto de Joaquina e a agride. Depois, ele queima o livro de Tiradentes. Rubião coloca a esposa sob a vigilância de Anita. Só que ele a humilha e ela se vinga do patrão. Anita entrega a Joaquina/Rosa o lenço ensanguentado de seu pai e mostra todo o ouro roubado de Raposo.
No capítulo 064 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, sexta-feira, 29 de julho – Rubião prende Joaquina em casa. Anita entrega o livro de Tiradentes e a arma de Joaquina/Rosa a Rubião.
Rubião planeja executar Xavier. Joaquina/Rosa revela a Rubião que é filha de Tiradentes. Rubião ameaça a esposa. Rubião promove Tolentino. Rubião queima o livro de Tiradentes.
Virgínia e Mão de Luva orientam Carmina, Mimi e Vidinha no plano para libertar Xavier. Matias não resiste e falece na prisão. Rubião humilha Anita. Anita entrega o lenço de Raposo a Joaquina/Rosa.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.