Novela “Liberdade, Liberdade” resumo 31/05: preocupada com o sumiço de Bertoleza, Joaquina/Rosa vai até a igreja saber se Padre Vizeu tem notícias de sua amiga. Para seu azar, Branca, que não perde a oportunidade de provocá-la, também está no local e lhe afronta. Joaquina/Rosa tenta fugir das ofensas, mas não resiste e ameaça bater em Branca. Padre Vizeu acalma os ânimos, mas Branca tem mais ataques a fazer e Joaquina não deixa barato. Ela obriga a rival a ajoelhar e pedir perdão pelas palavras ditas, e ainda, molha a boca de Branca com água benta. Quando volta para casa, no seu quarto, Branca começa a se arranhar, sem parar. Assustada, Luanda pergunta o que a sinhazinha está fazendo. Ela diz que não está fazendo nada, e sim, a Rosa Raposo que está lhe machucando. Quando acaba de se arranhar, vai até Alexandra, conta sua versão dos fatos e diz que Luanda é testemunha. A escrava concorda, afinal não é ela que vai negar e contar o que realmente aconteceu. Assim, Branca manipula Alexandra contra Joaquina/Rosa.
No capitulo 030 (*), novela “Liberdade, Liberdade”, terça-feira, 31 de maio – Alexandra desmaia e Joaquina/Rosa e Dionísia a socorrem. André reconhece o vestido de Bertoleza na feitora, que agride Ventura e Tolentino. Tolentino atira contra a feitora.
Alexandra afirma que Raposo pagará pelo que fez a Diogo. Rubião interdita o estabelecimento de Virgínia. Ventura se culpa pelo desaparecimento de Bertoleza. Jacinta foge do cativeiro de Gaspar e é acolhida por Ascensão. Ascensão alerta Raposo sobre o rapto de Bertoleza.
Branca manipula Alexandra contra Joaquina/Rosa. André percebe que Tolentino guarda uma barra de ouro em seu quarto. Xavier propõe a Joaquina/Rosa que os dois, juntos, procurem por Bertoleza.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Liberdade, Liberdade”, sujeito a alteração de data e conteúdo.