Novela “Teresa” resumo 08/04: ao dar entrevista para uma revista, Teresa renega sua mãe e diz que Joana é sua babá. Regina e Joana choram decepcionadas porque Teresa as tratou como empregadas diante do jornalista. O pessoal da vila prepara uma festa para Joana e Teresa aparece no local. Sua mãe pergunta o que ela faz ali, já que não tem mãe, e pede para que ela vá embora dali. Teresa tenta se justificar mas sua mãe diz que nada justifica a mentira, e que a ambição a deixou cega. Todos na festa a menosprezam. Roberto lhe pede que vá embora. Paty diz que sempre a admirou, mas jamais imaginou que negaria a quem lhe deu a vida. Joana recusa carinho de Teresa.
No capítulo 135(*), novela “Teresa”, sexta-feira, 08 de abril – Mayra e Aída recolhem as cinzas de Rubens, elas choram pelo final que teve. Ramon dá os pêsames. Mayra pega Rodrigo no colo. Esperança permite. Teresa chega ao lugar onde está Arthur com o helicóptero, imediatamente o transferem ao hospital. Lúcia informa a Luísa que Arthur sofreu um acidente e lhe pede que volte o antes possível. Teresa implora a Mariano que salve Arthur custe o que custar, ele diz que não se trata de dinheiro, mas sim que reaja e informa que as possibilidades de que sobreviva são poucas. Teresa entra no quarto no hospital, pede a Arthur que não morra e lhe assegura que o ama mais que qualquer coisa no mundo, nesse momento chega Luísa e exige que vá embora do hospital, lhe assegura que Arthur já não a ama. Teresa sai do quarto. Mais tarde Luísa pede a Lúcia que lhe diga como seu irmão está, esta lhe dá os pormenores de tudo o que aconteceu. Todos na vila preparam uma festa surpresa para Joana pelo seu aniversário, ela se alegra e agradece, nesse instante chega Teresa. Regina lhe pergunta o que faz ali, lhe diz que como ela disse que não tinha mais pais, já não tem mãe e lhe pede que vá embora e não volte nunca.
Teresa explica a sua mãe que o que disse foi só pela entrevista, Regina lhe diz que nada justifica e entendeu que não a ama e que a ambição a deixou cega, lhe assegura que já se cansou de sentir-se assim. Teresa lhe pede perdão, pois não pensou que ia dar tanta importância. Regina lhe diz que não quer que volte a por um pé na vila e muito menos que se aproxime, ela dá meia volta e vai ao seu quarto, pede perdão à Virgem de Guadalupe por menosprezar sua própria filha e lhe pede que ajude Teresa a recuperar o juízo. Roberto lhe pede que vá embora, Esperança lhe diz que já não pertence a esse lugar, Johnny diz que eles são felizes. Paty diz que sempre a admirou, mas jamais imaginou que negaria a quem lhe deu a vida. Teresa se aproxima para felicitar Joana, ela lhe diz que não lhe interessa vê-la e que percebeu quem realmente é, lhe pergunta o que foi fazer ali, contratar um chofer, um mariachi ou uma costureira, a questiona por envergonhar-se de sua origem humilde e lhe diz que se arrepende de ter lhe dado tanto amor e que não tenha valorizado, lhe assegura que ama a ninguém que não seja ela mesmo e a expulsa de casa. Teresa se sente muito mal, e quando sai da casa de Joana, chora desconsoladamente. Teresa vai ao cemitério visitar a tumba de seu pai, diz que todos estão dando às costas para ela e que se sente muito sozinha, lhe diz que ela só queria seguir em frente, mas ninguém a entendeu.
Luísa visita Oriana e lhe diz que a ama muito e lamenta o que aconteceu, nisso chega Fernando, ele lhe agradece por estar ali e lhe pede perdão pelo que fez, e diz que já está pagando caro por seu erro. Luísa lhe informa que está grávida. Ele lhe pede uma oportunidade para reconstruir sua relação, Luísa lhe diz que não e não quer nada dele, nem para ela, nem para seu filho. Mais tarde Luísa informa a Oriana que vai ser avó. Mariano conta a Teresa e a Lúcia que Arthur reagiu. Lúcia entra para vê-lo, mas ele só repete o nome de Teresa. Teresa visita Arthur, lhe diz que continua ali porque o ama e lhe dá um beijo, pede perdão por todo o mal que lhe fez, lhe pede que se recupere ainda que não seja para ficar com ela. Aída procura Teresa para dizer que vai mudar, pois quer uma nova vida, e já não lhe importa o que faça pois sua vingança já está completa porque ela nunca será feliz, pois apesar de ter muito dinheiro está sem amor. Arthur se recupera satisfatoriamente e acompanha Luísa e Lúcia no casamento de Aurora e Mariano. Regina acompanha Mariano no altar, enquanto que Joana e Heitor acompanham Aurora. Teresa chega na igreja e fica no fundo para que ninguém a veja, chora ao ver todos juntos e felizes e morre de ciúmes ao ver Arthur e Lúcia se beijando. Aurora e Mariano saem de lua de mel a Acapulco, ela lhe diz que sempre sonhou com um casamento assim, mas o mais importante é que vão ser felizes juntos para sempre. Aída procura Esperança para dizer que já superou tudo o que teve com seu pai, e lhe assegura que já a perdoou pois não teve a culpa de nada e lhe pede que deixa pegar seu irmão no colo. Quando pega a criança nos braços, Aída confessa que o ama.
(*) edição do SBT, Novela “Teresa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.